fbpx

Sidebar

01
Qua, Maio

Chat GPT: ajuda ou atrapalha nos estudos? Saiba como usar!

Notícias EAD

No final de 2022, os avanços tecnológicos surpreenderam todo o mundo com o anúncio de mais uma ferramenta de inteligência artificial (IA) gratuita e acessível, capaz de responder a inúmeros questionamentos e criar diálogos virtuais com os humanos: o Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer).

No final de 2022, os avanços tecnológicos surpreenderam todo o mundo com o anúncio de mais uma ferramenta de inteligência artificial (IA) gratuita e acessível, capaz de responder a inúmeros questionamentos e criar diálogos virtuais com os humanos: o Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer).

A grande facilidade e rapidez do robô, de interpretar e responder todo tipo de pergunta, fazer diálogos realistas e construir textos únicos em qualquer formato, muito semelhantes àqueles redigidos pela mente humana, chamou atenção sobretudo do meio educacional.

Alguns locais já resolveram proibir o uso do Chat GPT, como a cidade de Nova York, que bloqueou o acesso à ferramenta em todas as escolas públicas. A Universidade Sciences Po, na França, também proibiu o uso do Chat GPT para evitar plágio e fraudes. Isso porque a inteligência é facilmente capaz de escrever redação, fazer resumos, resolver exercícios de matemática, dentre várias outras funções.

Sendo assim, esse seria um cenário positivo ou negativo para os milhões de estudantes em escolas e universidades de todo o mundo? A Revista Quero conversou com especialistas da área para entender se, de fato, o Chat GPT poderia mais ajudar ou atrapalhar nos estudos, confira!

O que é o Chat GPT?
O Chat GPT, criado pela empresa Open AI, utiliza algoritmos de Machine Learning que processam a linguagem e possibilitam a interação humana de uma forma mais natural e cada vez mais realista, uma vez que a própria ferramenta aprende e se aprimora com as exigências que são feitas.

Na prática, você consegue "conversar" e pedir para a ferramenta criar desde poemas até mesmo debater assuntos complexos. É possível inclusive especificar a quantidade de linhas de um texto, o formato, e todos os assuntos que devem ser abordados. E cada resposta será única e mais aprimorada que a anterior, formulada em poucos segundos.

Como acessar o Chat GPT?
Para acessar o Chat GPT, basta entrar no site oficial da ferramenta, neste link, criar uma conta utilizando um endereço de e-mail e senha ou até mesmo utilizando um e-mail já logado no seu computador e pronto! Não é preciso pagar para utilizar a IA.

Em alguns casos, não será possível acessar tão rapidamente a ferramenta porque, segundo o próprio site, o Chat GPT está recebendo muitos acessos simultâneos. Neste caso, é possível tentar entrar novamente depois de um tempo ou esperar um pouco e recarregar a página.

Qual o impacto do Chat GPT na educação?
De acordo com o CEO e fundador da Educa, Jaime Ribeiro, os educadores, no geral, se sentem divididos sobre a revolução que essa inteligência artificial pode causar, justamente porque o modelo de educação atual é, em grande parte, moldado pela avaliação do resultado e não pelo processo. E o resultado agora pode ser facilmente copiado da IA.

O CEO explica que, assim como os professores na década de 90 tiveram que aprender a conviver com as calculadoras modernas, os educadores de hoje, principalmente aqueles de português e redação, também terão que conviver com uma ferramenta que simula uma escrita fluida e perfeita por meio da inteligência artificial.

Dessa forma, para ele, um grande impacto será a valorização do processo e da criatividade ao invés do resultado puro. "Questões de múltiplas escolhas perdem o sentido, já que a IA consegue respondê-las. Isso impacta a maioria das provas e simulados, em especial os que são realizados online", pontua.

Para o professor Marcelo Dias, coordenador de Graduação da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, a utilização do Chat GPT pelos estudantes ainda precisa ser bem discutida e trabalhada antes de adentrar as instituições de ensino.

Chat GPT pode mais atrapalhar ou ajudar nos estudos?
Segundo o CEO da Educa, Jaime Ribeiro, a IA pode ser uma boa ferramenta para melhorar os estudos, servindo como uma assistência personalizada para alunos com dificuldades e dúvidas sobre conceitos, fórmulas, regras e informações científicas.

Além disso, o Chat GPT pode ser utilizado como uma "excelente fonte de inspiração que proporciona aos alunos um ponto de partida". Neste pensamento, a ferramenta não deve ser utilizada somente para copiar e colar, mas sim como uma ajuda para desenvolver ideias.

O professor Marcelo Dias também compartilha do mesmo pensamento. Entretanto, segundo ele, é necessário que o estudante faça uma ponderação sobre quais assuntos, matérias e informações a ferramenta pode auxiliar com mais segurança.

"Em alguns temas mais técnicos e já estabelecidos há muito tempo, pode ajudar. Por exemplo, sobre relevo em Geografia, em que as informações são mais precisas. Já em temas relacionados com sociologia, em que há necessidade de maior análise crítica, podem ocorrer problemas com muitos vieses na informação", explica.

Como usar o chat GPT para estudar pro vestibular?
Conforme propõe o CEO Jaime Ribeiro, uma das formas de usar o chat GPT, seja para o vestibular ou para o dia a dia escolar, é fazendo perguntas para compreender e/ou aprofundar um tema que o aluno tenha mais dificuldade, visto que a IA possui várias maneiras de explicar o mesmo tema.

O CEO explica que, da mesma forma que os alunos podem utilizar para estudar, os professores também precisam compreender o Chat GPT para encontrar formas positivas de aproveitar a ferramenta para o ensino e aprendizagem.

Para o professor Marcelo, por mais que o Chat GPT seja uma ferramenta de grande auxílio, ainda levará um tempo para que seu uso seja um mecanismo confiável para estudar para vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.

Assim, segundo ele, a tradicional forma de estudar, com boas apostilas e bons materiais didáticos, ainda é o melhor caminho para se desenvolver academicamente e conseguir a aprovação em provas e vestibulares.

Pretende fazer faculdade?
Você tem o desejo de entrar no curso superior? Então saiba que é possível fazer faculdade pagando menos durante todo o curso pela Quero Bolsa!

A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos de milhares de instituições espalhadas por todo o país. Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis:

Conheça também algumas das faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuem parceria com a Quero Bolsa:

-Estácio - Universidade Estácio de Sá
-Unicsul - Universidade Cruzeiro do Sul
-Faculdades Anhanguera
-Unopar - Universidade Norte do Paraná
-UNIFCV - Centro Universitário Cidade Verde

Fonte: Querobolsa

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel