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03
Sex, Maio

7 em cada 10 empresas brasileiras investirão em inteligência artificial neste ano, aponta pesquisa

Notícias EAD

Para a maioria delas, a solução tecnológica é aplicada no apoio ao suporte e atendimento de clientes, segundo levantamento da Deloitte

Para a maioria delas, a solução tecnológica é aplicada no apoio ao suporte e atendimento de clientes, segundo levantamento da Deloitte

Cada vez mais presente no cotidiano, a inteligência artificial ganha espaço também no ambiente corporativo. Pesquisa realizada pela Deloitte e obtida com exclusividade por Época NEGÓCIOS mostra que o investimento em IA será adotado por 70% das empresas consultadas em 2023. Atualmente, 20% das empresas afirmaram já utilizar recursos de IA no seu cotidiano (destas, 14% disseram que vão ampliar e 6%, manter), enquanto outras 20% ainda testam ferramentas com a tecnologia e 31% ainda não utilizam, mas pretendem.

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Os dados são da “Pesquisa Agenda 2023”, que visa entender as medidas que as companhias buscam adotar para melhorar a eficiência e produtividade nas atividades em meio aos atuais desafios do setor causados pela inflação, altos níveis das taxas de juros e discussão sobre a reforma tributária. O estudo consultou executivos de 501 empresas, que, juntas, somam R$ 2,1 trilhões em receitas e totalizam 21% do PIB brasileiro de 2022.

Para Fernando Fujihara, sócio da Consultoria e líder da prática de Enterprise Technology and Performance da Deloitte, “a pesquisa mostra que, entre os executivos dessas empresas, há uma compreensão crescente da importância da adoção de inteligência artificial como vantagem competitiva. As empresas têm acelerado seus investimentos em IA, e boa parte dessa movimentação deve ocorrer já neste ano”.

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O foco de adoção da IA pelas empresas está em temas que tocam a transformação da forma de se relacionar com seus clientes, com 13% dizendo que vão aplicar a tecnologia para dar suporte ao atendimento. Em outros usos, 8% pretendem incrementar com foco na inteligência de mercado, 7% em campanhas de marketing, 7% em gestão financeira, contábil ou fiscal, 6% nas atividades de vendas, 4% nas análises de crédito dos clientes, 4% na gestão de fornecedores e outros 4% no gerenciamento de riscos operacionais.

Os investimentos em tecnologia não se restringem à inteligência artificial: 2/3 das empresas já migraram ao menos metade de seus dados para o serviço de armazenamento em nuvem (cloud). Destas, 72% usam a nuvem para armazenar documentos de gestão, como planilhas eletrônicas, relatórios, apresentações e e-mails. Entre as que estão na jornada de migração, 52% afirmam que no futuro vão armazenar dados em nuvem.

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O estudo observa que a tecnologia do blockchain, que facilita o processo de registro de transações e de controle em uma rede de negócios, ainda segue como recurso emergente, mas 5% das empresas participantes já o utilizam e outras 9% estão em fase de testes. As aplicações costumam ser em administração e atendimento aos clientes (4%), gestão financeira, contábil ou fiscal (3%), gestão de fornecedores e estoque (3%), processos/atividades de vendas (2%), análise do nosso mercado (2%) e gestão e arquivamento de documentos (2%).

Eduardo Guerreiro, sócio da área de Consultoria e líder de Cloud Transformation, diz que este movimento “aponta para um entendimento maior das vantagens desta tecnologia, como escalabilidade, aumento de produtividade, redução de dificuldades de acesso e indisponibilidade de sistemas, além de facilitar a adoção de novos componentes tecnológicos.”

 

Fonte: Epocanegocios

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