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03
Sex, Maio

14 cursos online e gratuitos para apoiar a formação continuada do gestor escolar

Notícias EAD

Das finanças ao clima organizacional, confira a seleção do Porvir para ampliar os conhecimentos em diferentes áreas que envolvem o trabalho de quem está na direção

Das finanças ao clima organizacional, confira a seleção do Porvir para ampliar os conhecimentos em diferentes áreas que envolvem o trabalho de quem está na direção

Manter o currículo em constante atualização com cursos diversos precisa estar nos planos dos gestores escolares. Afinal, cabe a esses profissionais “liderar, coordenar e conduzir o trabalho coletivo e colaborativo para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes em todos os aspectos de seu desenvolvimento”, como mostra a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, documento que ancora a BNC Diretor Escolar (Base Nacional Comum do Diretor Escolar). São dez competências gerais voltadas a quem está à frente da administração da escola, desdobradas em 17 competências específicas em quatro dimensões: relacional, político-institucional, pedagógica e administrativo-financeira.

Pensando na formação continuada de diretores e coordenadores, o Porvir selecionou 14 cursos online e gratuitos, de diferentes universidades e plataformas de estudos, que podem apoiar diversos aspectos que envolvem o dia a dia administrativo e organizacional da escola. Confira!

-Liderança e gestão participativa na escola (Fundação Getúlio Vargas)
Recomendado para gestores e professores da rede pública e privada de ensino, o curso de oito horas da Fundação Getúlio Vargas apresenta os fundamentos da negociação e do processo decisório como prática fundamental para a efetividade da gestão escolar. Entre os aprendizados, estão técnicas para comunicação e gestão de conflitos dentro dos espaços escolares.

-As dimensões da gestão escolar (Sebrae)
Quando compreende a dinâmica das atividades que envolvem a sua atuação, o gestor escolar pode definir as melhores estratégias de atendimento aos estudantes, assim como fortalecer sua liderança frente às equipes responsáveis pelos diferentes setores da instituição. O curso de 40 horas do Sebrae (que também oferece outras aulas voltadas à gestão escolar) trata das dimensões do trabalho da liderança, como relacionamento com a sociedade, gestão tecnológica e de infraestrutura, entre outros aspectos.

-Gestão escolar da educação básica (Universidade Estadual do Maranhão)
Com 60 horas, o curso é voltado a gestores escolares e profissionais do setor público e privado. Entre os temas das aulas, destacam-se os mecanismos para uma gestão democrática e como os diretores podem desenvolver ações a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

-Gestão democrática escolar (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense)
Com 40 horas e quatro módulos, o curso aborda o processo de democratização das relações de gestão dentro da escola. Analisa, também, as fontes de recursos para a educação básica, o planejamento e a gestão financeira da escola.

-Gestão para a aprendizagem: módulo gestão estratégica (Fundação Lemann, Coursera)
O curso trata da gestão escolar focada na aprendizagem dos alunos, enfatizando o planejamento estratégico e os instrumentos práticos, tais como a caracterização da comunidade escolar, o plano de ação da escola e a avaliação de eficácia.

-Ensino híbrido: como fazer na minha escola? (Plataforma Escolas Conectadas)
Voltado a gestores e professores que consideram as potencialidades do ensino híbrido, o curso de 54 horas explora os modelos de rotação por estações, laboratório rotacional, sala de aula invertida e modelo virtual aprimorado. O módulo traz práticas concretas de professores da educação básica, com inspirações alinhadas à BNCC.

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-Acolhimento e clima escolar (Platafoma Polo)
O bom clima escolar é um dos fatores centrais para a aprendizagem de estudantes e educadores. Neste curso de quatro horas, são debatidas alternativas de mecanismos de escuta e atuação humanizada para o acolhimento da comunidade escolar.

-Gestão escolar (Avamec)
Este curso integra as ações do Ministério da Educação e está estruturado em quatro módulos: legislação educacional; gestão estratégica; gestão dos aspectos pedagógicos e liderança docente organizacional.

-Percurso gestão escolar (Plataforma Polo)
Indicado para gestores escolares, este curso da Plataforma Polo (que oferece uma série de aulas para diretores e coordenadores) detalha aspectos da gestão pedagógica que devem ser observados para ampliar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem no ambiente escolar e em seu território.

-Liderança e gestão de equipes (Escola Nacional de Administração Pública – ENAP)
O curso de 30 horas apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões.

-A BNCC e a gestão escolar (Avamec)
O curso aborda o histórico da BNCC e a importância do comprometimento do gestor no desenvolvimento das competências e habilidades para cada etapa da educação básica. Entre os temas centrais, estão: gestão administrativo-financeira, gestão de pessoas, gestão de materiais e infraestrutura e gestão pedagógica.

-Introdução à gestão de projetos (Fundação Bradesco)
O que se conhece como “gerenciamento de projetos” é um conjunto de práticas para se realizar projetos da melhor forma possível, independentemente do tamanho e complexidade deles. Trata-se de uma metodologia voltada para a eficiência na realização de tarefas, que vem sendo aprimorada ao longo do tempo. O curso de 10 horas apresenta conceitos fundamentais referentes ao tema.

-Gestão de bens e serviços na escola para gestores da alfabetização (ENAP)
As aulas são voltadas ao aprimoramento das práticas de gestão de bens e serviços, e buscam contribuir para a construção de um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem.

-Planejamento e estratégia para gestão escolar (Fundação Getúlio Vargas)
O curso reúne elementos fundamentais para a educação básica, como o PPP (Projeto Político-Pedagógico), políticas e programas de educação e prática educacional. As aulas apoiam, entre outros tópicos, a descrever propostas e modelos estratégicos de gestão de pessoas, suas características, potencialidades e limitações de aplicação na escola.

Fonte:Porvir

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