fbpx

Sidebar

28
Dom, Abr

Dia do Leitor: 5 dicas para melhorar sua frequência de leitura

Notícias EAD

O Dia do Leitor, comemorado em 7 de janeiro, é uma data especial e dedicada a todos os que encontram nas páginas de um livro, sejam eles físicos ou digitais, um universo de conhecimento, aventura e inspiração.

O Dia do Leitor, comemorado em 7 de janeiro, é uma data especial e dedicada a todos os que encontram nas páginas de um livro, sejam eles físicos ou digitais, um universo de conhecimento, aventura e inspiração.

Na Revista Quero, celebramos este dia explorando não apenas a importância da leitura, especialmente para estudantes, mas também compartilhando dicas valiosas para aqueles que desejam aumentar sua frequência de leitura e aprofundar sua relação com os livros.

A Importância da Leitura para Estudantes
A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento intelectual, especialmente para estudantes. Ela amplia o vocabulário, melhora a compreensão e a habilidade de escrita, e proporciona uma ampla visão de mundo.

Estudantes que leem regularmente tendem a ter melhor desempenho acadêmico, pois a leitura aprimora a capacidade de concentração, compreensão e análise crítica. Além disso, a leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento e inspiração, ajudando na formação de indivíduos mais informados, empáticos e criativos.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

5 Dicas para Melhorar a Frequência de Leitura

  1. Estabeleça Metas de Leitura: Defina objetivos realistas de leitura, como um livro por mês ou um determinado número de páginas por dia. Isso ajuda a criar um hábito e a manter o foco.
  2. Escolha Livros de seu Interesse: Ler algo que realmente te interessa aumenta significativamente a probabilidade de você continuar a ler. Experimente diferentes gêneros para descobrir o que mais te cativa.
  3. Crie um Ambiente Propício: Encontre um lugar calmo e confortável para ler. Um ambiente tranquilo melhora a concentração e torna a leitura mais prazerosa.
  4. Aproveite Tecnologias de Leitura: E-books e audiobooks são ótimas alternativas para incorporar a leitura na rotina diária, especialmente para quem tem um estilo de vida agitado.
  5. Participe de Grupos de Leitura: Compartilhar experiências de leitura com outras pessoas pode ser motivador. Grupos de leitura proporcionam discussões enriquecedoras e incentivam a continuidade da prática.

O Dia do Leitor, celebrado em 7 de janeiro, tem suas origens como uma homenagem à fundação do jornal "O Povo" no ano de 1928, na cidade de Fortaleza, no Brasil. Este jornal foi fundado por Demócrito Rocha, um importante jornalista e escritor brasileiro. A data foi escolhida para destacar a importância da leitura e do acesso à informação como meios de educação e cultura.

Embora inicialmente relacionado com o jornalismo e a imprensa, com o tempo, o Dia do Leitor evoluiu para uma celebração mais ampla da leitura em todas as suas formas. Hoje, é uma data para reconhecer e fomentar o amor pelos livros, jornais, revistas e todas as outras formas de mídia escrita, incentivando o hábito da leitura entre as pessoas de todas as idades.

Essa data é uma oportunidade para bibliotecas, escolas, editoras e organizações culturais promoverem eventos e atividades que destacam a importância da leitura e do acesso aos livros e outras formas de literatura. Além disso, é um momento para reflexão sobre a importância da alfabetização e do acesso igualitário à educação e à informação.

No Dia do Leitor, celebramos não apenas o ato de ler, mas também reconhecemos a leitura como uma ponte para novos mundos, ideias e perspectivas. Incentivar a leitura é fomentar o crescimento pessoal e intelectual, e é um presente que cada um de nós pode se dar todos os dias.

Fonte: Quero Bolsa

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel