A falta de colaboração dos chefes e gestores com seus liderados é apresentada como a principal razão para a queda de produtividade dos mais jovens
A falta de colaboração dos chefes e gestores com seus liderados é apresentada como a principal razão para a queda de produtividade dos mais jovens
Um estudo da London School of Economics and Political Science (LSE), em parceria com a consultoria Protiviti, concluiu que a diferença geracional nos ambientes de trabalho tem impacto na produtividade dos funcionários.
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Com quase 1.500 respostas de trabalhadores nos Estados Unidos e no Reino Unido, a pesquisa descobriu que 37% dos membros da geração Z e 30% dos millennials acreditam ser menos produtivos quando têm chefes mais velhos. Entre a geração X e os baby boomers, essa porcentagem fica em 22% e 14%, respectivamente.
A falta de colaboração dos chefes e gestores com seus liderados é apresentada como a principal razão para a queda de produtividade dos mais jovens. A probabilidade do funcionário reportar baixa produtividade ainda aumenta 1,5 vez caso ele tenha chefes com diferença de idade maior de 12 anos.
Práticas de trabalho inclusivas e intergeracionais melhoram resultados
O relatório também aponta que, para ter melhores resultados, as empresas precisam desenvolver práticas de trabalho intergeracionais e inclusivas. Elas vão desde realizar promoções por mérito, sem considerar a idade do candidato, a estimular que funcionários com menor senioridade sejam ouvidos em discussões e projetos em conjunto.
Em ambientes de trabalho onde há práticas de inclusão, a baixa produtividade da geração Z diminui de 37% para 18% e a dos millennials, de 30% para 13%. Entre todos os trabalhadores consultados, 87% disseram ter alta produtividade ao trabalhar com empregadores que têm práticas inclusivas, enquanto 58% afirmaram o mesmo sem ter o apoio de tais políticas no ambiente de trabalho.
As principais habilidades para crescer profissionalmente
Os trabalhadores de todas as gerações concordaram sobre as principais habilidades que o mercado busca em profissionais que querem subir na carreira. São elas: escuta ativa, gestão de tempo e tomada de decisão.
Fonte: Epoca Negocios