fbpx

Sidebar

28
Dom, Abr

Escolas gratuitas de elite: metade dos colégios mais bem equipados do país é da rede pública, mostra ferramenta do GLOBO

Notícias EAD

Plataforma considera a presença ou ausência de 16 aspectos relatados pelas escolas ao Censo Escolar, divulgado na última quinta-feira

Plataforma considera a presença ou ausência de 16 aspectos relatados pelas escolas ao Censo Escolar, divulgado na última quinta-feira

Uma ferramenta elaborada pelo GLOBO com base nos dados do Censo Escolar, divulgados na última quinta-feira, aponta que um grupo seleto de escolas públicas do país conta com o melhor disponível em termos de infraestrutura. Entre o 2% das escolas mais bem equipadas do país, metade são de colégios das redes federal, estaduais e municipais.

No topo das públicas, estão oito escolas que têm todos os critérios analisados, além de 100% das salas climatizadas e acessíveis. Elas são:

  • Centro de Educação de Tempo Integral José de Araújo Rodrigues (Codajás/AM)
  • Colégio Estadual de Tempo Integral de Tucano (Tucano/BA)
  • Instituto Federal Fluminense (Macaé/RJ)
  • Colégio Pedro II - Campus Realengo II (Rio de Janeiro/RJ)
  • Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (Toledo/PR)
  • Escola Básica Municipal Alberto Stein (Blumenau/SC)
  • Colégio Estadual da Polícia Militar - Unidade Hugo de Carvalho Ramos (Goiânia/GO)
  • Colégio Militar Dom Pedro II (Brasília/DF)

Entenda os critérios
Você sabe se a sua escola é bem equipada? Quer encontrar a melhor estrutura para o seu filho estudar? O GLOBO preparou uma ferramenta para apresentar o que cada um dos 180 mil colégios de todo o país, públicos ou privados, tem a oferecer em diferentes quesitos, como a existência de biblioteca ou sala de leitura, laboratórios de ciências e de informática, piscina e quadra de esportes, além de acessibilidade e climatização, entre outros fatores.

A plataforma interativa toma como base os dados relativos a infraestrutura física fornecidos por cada unidade ao Censo Escolar, divulgado na última quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nela, é possível comparar uma escola em relação ao país, ao seu estado e à sua cidade.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

São consideradas a presença ou ausência de 16 aspectos, dando o mesmo peso para cada um. Além dos itens já citados, avalia-se ainda a disponibilidade de área verde, ateliê de artes, sala para coral, estúdio de dança e sala de atendimento para crianças com deficiência ou altas habilidades.

Aspectos básicos como água potável também são analisados, assim como equipamentos digitais, como computadores, laptops e tablets para alunos, além de banda larga e utilização de internet para a aprendizagem.

No total, estão disponíveis para consulta 180 mil escolas que declaram estar em funcionamento no Brasil em 2023. Elas abrangem todas as etapas escolares e incluem as unidades que oferecem ensino profissional e educação de jovens e adultos.

O que é o Censo Escolar?
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação brasileira. Ele é coordenado pelo órgão de pesquisa do Ministério da Educação, mas é realizado com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, que informam seus dados ao Inep.

Nele, é possível descobrir o número de escolas, professores, turmas e matrículas da educação básica brasileira nas principais modalidades: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. Também há informações sobre a infraestrutura das escolas.

Para que serve o Censo Escolar?
Essa consulta às escolas é feita ao longo de todo o ano, com um calendário estipulado pelo Inep para que os colégios enviem seus dados. E, em fevereiro, o Ministério da Educação divulga tanto informações consolidadas do país, quanto os microdados.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Ele também é utilizado para um raio-x das escolas do país, permitindo que a sociedade civil possa acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Como acessar o Censo Escolar?
Os dados do Censo Escolar também são usados de base para que o Inep possa calcular outros indicadores de monitoramento da educação brasileira, como as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todas essas informações podem ser consultadas no site do Inep.

Fonte: O Globo

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel