fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

MEC inicia formação continuada de coordenadores pedagógicos

Notícias EAD

Curso de Aperfeiçoamento em Coordenação Pedagógica terá 540 vagas ofertadas, para secretários municipais e estaduais de Educação de todo o Brasil

Curso de Aperfeiçoamento em Coordenação Pedagógica terá 540 vagas ofertadas, para secretários municipais e estaduais de Educação de todo o Brasil

OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), vai iniciar a oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Coordenação Pedagógica nesta terça-feira, 19 de março. São 540 vagas ofertadas, destinadas a inscritos de secretarias municipais e estaduais de Educação do País inteiro.

O curso, com 210 horas de duração, surgiu como uma resposta à demanda de formação dos coordenadores pedagógicos atuantes nas escolas públicas do ensino fundamental. O propósito primordial é fornecer uma formação abrangente e robusta, visando não apenas aprimorar as habilidades técnicas dos profissionais, mas também promover uma visão mais ampla e comprometida com a formação integral dos estudantes.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

A essência da formação reside na busca por soluções pedagógicas que transcendam a transmissão de conteúdos, almejando, sobretudo, instigar nos estudantes a consciência cidadã e o pensamento crítico. Assim, serão estimuladas tanto a absorção passiva do conhecimento quanto a vivência de processos colaborativos que fomentem a produção ativa de saberes.

Dentre as características marcantes do curso, está a promoção da integração entre os diversos agentes educacionais, incluindo coordenadores, professores e membros da comunidade escolar. Por meio dessa interação, busca-se fortalecer o trabalho do coordenador pedagógico, assim como a coesão e eficácia de toda a equipe educacional.

Segundo Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério, “os cursos disponibilizados pelo MEC são muito importantes para consolidar as políticas prioritárias, como a de alfabetização, de educação em tempo integral e de conectividade”.

O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival Martins Filho, destacou que a Ufam é “uma universidade que tem longa trajetória na formação de profissionais para atuação na coordenação pedagógica nos diferentes contextos educativos. Entende-se que o papel da coordenação é fundamental para uma escola com foco na aprendizagem e inclusão”.

Fonte: Gov.br

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel