fbpx

Sidebar

09
Qui, Maio

Galeria - Base de Dados

Notícias EAD

A Profa. Dra. Maria da Graça Moreira Silva(PUC-SP) contribui conosco com um artigo apresentado em uma edição do Moodle Moot em que o foco de seu estudo foi a utilização da ferramenta Galeria no curso Educação a Distância na Prática pela PUC-SP.

Galeria: potencializando os espaços para colaboração no ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Silva, Maria da Graça M.
Doutora pelo Programa de Educação e Currículo da PUC SP


Este artigo discute a demanda pela criação e uso de espaços para colaboração que permitam a interação entre os diversos atores nos ambientes virtuais de aprendizagem numa abordagem sócio-interacionista. Para ilustrar a criação de espaços para colaboração apresentamos o estudo de caso do curso de extensão “Educação a Distância na Prática” oferecido na modalidade a distância pela PUC-SP. O estudo relata as estratégias de mediação pedagógica utilizadas pelos tutores durante o curso e aborda, em especial, a adaptação e utilização do módulo Base de Dados do sistema de gerenciamento da aprendizagem Moodle para a criação da ferramenta intitulada “Galeria”.

O uso que dos diferentes recursos e ferramentas disponíveis em um sistema de gerenciamento de aprendizagem depende dos objetivos a serem atingidos em um curso, do perfil do público participante, bem como da abordagem pedagógica adotada, sendo que o papel do educador é fundamental para dinamizar seu uso no processo de mediação pedagógica junto aos alunos. Neste sentido, a customização do Módulo Base de Dados realizada para o curso Educação a Distância na Prática, a Galeria, permite aos participantes a inclusão de itens (arquivos) em uma área comum, de forma que os demais colegas possam visualizá-los e também comentá-los, propiciando um espaço privilegiado para interação e trocas entre os alunos e tutores.

Alguns exemplos de itens que podem ser incluídos na Galeria são documentos, imagens, textos, comentários, votação ou arquivos diversos, podendo ser customizada pelos próprios educadores de acordo com as atividades propostas, propiciando sua autonomia na criação de novos espaços.

A utilização da Galeria proporciona:

  • Apresentação de atividades/arquivos pelos participantes
  • Compartilhamento de atividades/arquivos
  • Acesso às atividades/arquivos dos demais participantes
  • Comentário das atividade/arquivos dos demais participantes
  • Espaço privilegiado para interação e trocas entre os alunos e tutores.
  • Portfólio da turma