fbpx

Sidebar

09
Qui, Maio

Educação a Distância e a gripe H1N1

Notícias EAD

A epidemia da gripe do tipo H1N1 espalhada pelo mundo fez muitas escolas e universidades de todo o Brasil adiarem as aulas deste 2º semestre de 2009, por sugestão da Secretaria da Saúde muitas escolas aceitaram o conselho para que o vírus seja disseminado em menor escala já que muitas pessoas viajam na época das férias escolares.

Volta às aulas nas escolas municipais de Porto Alegre é adiada - G1.com.br

Gripe suína: escolas particulares do Rio também adiam volta às aulas - O Globo

Governo de São Paulo adia para 17 de agosto volta às aulas - O Globo

Universidades de Minas Gerais adiam volta às aulas por causa da gripe suína - O Globo

Governo de São Paulo adia para 17 de agosto volta às aulas - O Globo

Por conta disso cerca de 11 milhões de alunos estão fora das salas de aulas (Gripe suína: pelo 11 milhões de alunos já tiveram férias prorrogadas - O Globo). A medida pode ser eficaz em relação à saúde da população, porém o ano letivo destes alunos está sendo prejudicado por conta disto. Uma solução perfeita para este caso seria a implantação da educação a distância, se mais instituições estivessem com esta modalidade de ensino desenvolvidos estes alunos poderiam acompanhar de suas casas a continuação das aulas.

Já imaginaram se o professor pudesse gravar as aulas em podcasts e disponibilizar no ambiente para os alunos? Se os alunos recebessem por sms lembretes, dicas, tarefas para complementar suas atividades?
Mais um ponto para as aulas a distância que não precisaram ser adiadas por conta de uma medida de prevenção de doença contagiosa.