fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Problemas de acesso após a migração Moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Há diversas empresas de hospedagem no Brasil e em outros países onde podemos hospedar o nosso Moodle, no entanto é comum vermos clientes insatisfeitos com os serviços prestados, muitas vezes, não por falta de qualidade nos servidores da empresa, mas sim por hospedar uma ferramenta tão complexa quanto o Moodle, que exige muito de um servidor.

Como relativamente há poucos usuários desta ferramenta, as empresas que prestam serviço de servidor não se preocupam muita em prepara-lo para atender de forma satisfatória esta ferramenta, e isso gera uma grande insatisfação por parte do clientes que procuram outras soluções e quando encontram se deparam com outro problema "a migração".

Quando a migração ocorre bem é necessário a troca do DNS, para que aponte para o seu novo servidor, porém é comum clientes relatarem que não conseguem o acesso, mesmo depois de aguardar o tempo de propagação. Este problema esta relacionado diretamente com o cache, ele é responsável por manter as informações antigas mais tempo em sua máquina, por alguns motivos lógicos (para saber mais o porque "busque no Google"), as vezes até mesmo a troca de uma senha poderá apresentar cache e você também terá problemas para logar. Veja como resolver isso a seguir:

Lmpar cache do DNS da conexão com a internet

   1. Limpe os arquivos temporários do seu navegador, se não sabe como veja aqui - Clique Aqui.

    2. Após a limpeza de cache dos navegadores, abra o Prompt de comandos, conforme passos abaixo;

    a. Clique no menu "Iniciar" > "todos os programas" > "acessórios" >  "Prompt de Comando" irá abrir uma janela digite : ipconfig/flushdns e tecle enter, faça  umas 3 vezes para garantir.

    b. Desligue o computador, modem e roteador de internet, após alguns minutos (2 ou 3) ligue tudo e tente acesso novamente, provavelmente tudo voltará a funcionar como deseja.

Abraço