fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

Termos Educacionais

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

"Termos Educacionais", se assim posso chamar, mas se estiver errado que me corrijam, mas o que importa é entender esses "termos usados" para melhor poder reconhecer um curso oferecido ou a ser realizado por uma instituição.

Irei citar alguns dos quais tenho conhecimento, tenho lido alguns livros que deixam isso claro de alguma forma, mas acredito que com o passar do tempo novos termos aparecerão pois a base da EAD é a tecnologia que está em constate modificações.

educacao_a_distancia

Educação on line: A educação acontece através de uma rede, porém, não existe uma mediação por parte de um docente, além do material ficar disponível de forma linear, bastando apenas o aluno avançar até o final do curso.

Educação a distância: Ao contrario da “educação on line”, essa sim é mediada por um docente e por uma equipe de profissionais que utiliza diversos recursos que podem ser através de chat, fórum ou utilizando diferentes outros formatos tecnológicos.

Educação presencial: toda comunicação entre professor e aluno se faz em sala aula, no mesmo espaço e tempo.

Educação semi-presencial: Uma combinação das duas anteriores.

Educação presencial com suporte on line: A maior parte das aulas acontece de forma presencial, sendo a rede usada de forma complementar, seja para tirar dúvidas ou através de exercícios, neste caso tendo ou não mediação de um docente on line. Não estamos tratando neste texto aquilo que é considerado a melhor forma de passar conhecimento, mas sim, as formas existentes. Acredito que todas elas são bem vindas desde que usada de forma correta, sempre pensando no objetivo final e no publico (aluno) a ser atingido. Cabe a você “aluno” ou “instituição” tomar a decisão correta na escolha de um curso.