fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Organizando um curso no Moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Às vezes escuto frases como “Não gosto do Moodle, porque ele é confuso e poluído”, mas acredite, o Moodle é a plataforma educacional que conheço mais limpa, acessível e navegável.

Esse é o momento em que consigo ver “pessoas torcendo o nariz”, mas é verdade, a culpa pelo ambiente estar ruim, poluído, feio e mal acabado é sua ou da instituição em que trabalha, pois o Moodle é customizável.

É claro que contratar uma empresa para customizá-lo pode sair um pouco do seu orçamento, mas é algo que vale a pena em curto prazo, pois esta pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Contudo, caso você realmente não tenha verba, ou não queira investir nenhum centavo em seu ambiente, você ainda poderá ter um Moodle bem bacana! Claro que a carinha vai ser sempre a de Moodle, mas terá um pouco mais de vida e cor. Para isso basta instalar um tema gratuito, mas vamos falar sobre isso em outro post.

De volta ao título do artigo, é comum após criar um curso no Moodle ele carregar diversos tópicos e módulos laterais, conforme imagem a seguir:

organizando curso img 1

A dica é deixar ativo apenas aquilo que for usar de fato, desta forma seu ambiente fica mais limpo e navegável, sem muito esforço. Veja a imagem a seguir e compare.

organizando curso img 2

Repare que apaguei todos os blocos do lado direito, o que deixa uma sensação visual boa.

A seguir uma imagem de um ambiente customizado.

organizando curso img 3

Por enquanto é só isso, em um próximo artigo irei mostrar como subir o conteúdo do curso, criar atividades e deixar com um belo visual.

Abraço e obrigado por ler este artigo!

Por Marcelo Claro
Publicado em: 28/10/2016