Durante o curso Moodle para Administradores e Professores ensinei como fazer inscrição de alunos no Moodle 'em lote'. Com a participação dos alunos nos fóruns, surgiu uma forma mais prática de gerar o arquivo para importar na plataforma de ensino. Confira!
Passo a passo simples para criar a lista de usuários no excel:
1- Abrir o excel e criar as colunas com os títulos abaixo, sendo course1 o nome breve deste curso:
username password firstname lastname email course1
Note que não há colunas com "vírgulas" ou "ponto e vírgulas".
2- Após criada a planilha acima, escolher no excel a opção SALVAR COMO.
3- No campo nome do arquivo, escolher o nome desejado.
4- No campo TIPO, escolher a opção "CSV (separado por vírgulas) (*.csv)"
Embora o tipo seja SEPARADO POR VÍRGULAS, na verdade por padrão, ele separa automaticamente as colunas separadas por "ponto e vírgula". Vide imagem a seguir:
5 - Com o arquivo salvo no formato *.CSV fazer o carregamento no Moodle sem alterar nada (por padrão ele trás o formato também de separação por "ponto e vígula").
6 - Clicar em CARREGAR LISTA DE USUÁRIO e ver o resultado, após carregamento:
Muito mais fácil!
Material gentilmente cedido por Fábio Renan de Lúcia, aluno da turma 2 do curso Moodle para Administradores e Professores.