fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

[Vídeo] Grupos e Agrupamento no Moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Você é um professor em um curso em que você tem várias aulas, e deseja filtrar suas atividades e o seu livro de notas para ver apenas uma aula por vez.

Você é um professor que compartilha um curso com outros professores, e deseja filtrar suas atividades e o seu livro de notas para que não veja os alunos das turmas de seus colegas.

Você deseja alocar uma seção específica de atividade, recurso ou tópico para apenas uma classe ou conjunto de usuários e não deseja que outras pessoas a vejam.

Níveis de grupo
Um grupo ou agrupamento pode ser usado em dois níveis:

Nível do curso - O modo de grupo definido no nível do curso é o modo padrão para todas as atividades definidas no curso. Para usar grupos, primeiro você precisa definir um modo de grupo em Administração - Administração do curso - Editar configurações.
Nível de atividade - Cada atividade que suporta grupos também pode ter seu próprio modo de grupo definido.
Se a configuração do curso "Forçar modo de grupo" estiver definida como "Sim", a opção para definir o modo de grupo para atividades individuais não estará disponível. Se estiver definido como "Não", o professor pode alterar o modo de grupo:

Modos de grupo
Existem três modos de grupo

Sem grupos - Não há subgrupos, todos fazem parte de uma grande comunidade
Grupos separados - cada grupo só pode ver seu próprio grupo, outros são invisíveis.
Grupos visíveis - Cada grupo trabalha em seu próprio grupo, mas também pode ver outros grupos. (O trabalho dos outros grupos é somente leitura).

Por exemplo, ativar grupos separados ou visíveis em uma caixa suspensa de atribuição permite que a equipe filtre os envios de alunos para ver apenas os de um determinado grupo de tutores. Com grupos visíveis, os alunos podem ver quais outros grupos estão fazendo as mesmas atividades que eles; com grupos separados, eles não sabem quais outros grupos estão fazendo as mesmas atividades.

O uso de grupos com fóruns de discussão permite que os professores restrinjam a interação entre os alunos. Grupos separados significam que apenas os alunos do mesmo grupo podem ver e participar de discussões em um fórum específico. Grupos visíveis permitem que os alunos vejam as discussões de outros grupos, mas participem apenas das discussões do próprio grupo.

 

Grupos e agrupamentos play

NOTA: Antes de mexer nas configurações do Moodle realize backup da sua plataforma.

Aproveite para assinar nosso Canal no Youtube e se precisar de ajuda fale comigo aqui pelos comentários ou através do fórum do blog

Facebook: moodlelivre
Youtube: moodlelivre
Instagram: @moodlelivre
Linkedin: company/553287/

Obrigado,
Marcelo Claro