fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

Porque contratar uma plataforma EAD proprietária pode ser um mau negócio?

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de conhecer o que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), fica bem mais fácil entender o que é necessário para começar a vender cursos online. Escolher a plataforma vai depender do que é necessário para cada curso e é importante dizer que há uma lista imensa de startups neste segmento.

Depois de conhecer o que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), fica bem mais fácil entender o que é necessário para começar a vender cursos online. Escolher a plataforma vai depender do que é necessário para cada curso e é importante dizer que há uma lista imensa de startups neste segmento.

Atente-se aos pontos antes de contratar um AVA:

  • É importante avaliar sempre qual a segurança da plataforma, tanto para seu conteúdo quanto vídeos;
  • Suporte da plataforma em caso de dúvidas ou panes;
  • Estabilidade do serviço online;
  • Suporte para backups automáticos agendados ou manuais e em qual arquivo é disponibilizado;
  • Limites de alunos, de arquivos, ou algum outro ponto específico do seu mercado;
  • Customização para sua marca com cores, logotipos, etc;
  • Mais de um modelo de visual de curso, para que se aquele não se adapte a sua comunicação possa ser facilmente alterado;
  • Autonomia para mudanças, sem ter que contratar mais serviços que não estavam planejados;
  • Responsividade da plataforma – como ela se comporta em diversos tamanhos de tela.

Questione as plataformas de EaD antes de contratar

Plataformas proprietárias são aquelas que empresas onde programadores montam AVA’s e então comercializam os ambientes de forma online. Elas são exclusivas e únicas dessas empresas, sendo de sua exclusiva comercialização e adaptação, assim como atualização.

A questão é que se em algum momento esta plataforma deixar de ser eficiente ou não tiver alguma especificação importante, será necessário migrar para OUTRO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Na maioria das vezes este é um trabalho do zero! As plataformas de educação à distância não se conversam, não são padronizadas.

Moodle vai ser sempre a melhor opção?

Existem algumas plataformas opensource, como é o caso do Moodle, que são abertas e utilizadas por diversas empresas, que fazem customização, adaptação, possuem servidores para este fim. O Moodle neste caso se torna uma excelente opção, pois caso o fornecedor não esteja atendendo suas necessidades, basta fazer um backup e migrar para outro serviço, sem prejudicar os cursos em andamento e seus alunos que já estão acostumados com a plataforma. Também é uma vantagem ter programadores em mais de 220 países com olhares atentos ao mercado, trazendo novidades, plugins e temas modernos, de fácil administração, instalação e curtomização.

Pense muito antes de escolher seu ambiente virtual de aprendizagem, afinal uma vez em produção, o ideal é que seja estável, organizado e sem qualquer instabilidade recorrente.

Conheça todas as possibilidades que o Moodle oferece!

Quer saber mais Notícias EAD e Tecnologia Educacional? Sigue nossas redes sociais!

Facebook: www.facebook.com/mlnoticiasead
Youtube: www.youtube.com/moodlelivre
Instagram: @mlnoticiasead
Linkedin: www.linkedin.com/company/mlnoticiasead
Blog: www.moodlelivre.com.br