fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

[Curso Moodle] Não suba vídeos no seu Moodle!

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Moodle permite upload de vídeos para plataforma, até mesmo prepara para que o vídeo seja exibido em um player (Html5). Até aí nenhuma novidade não é mesmo? E muitos utilizam este recurso. O que na maioria das vezes as pessoas não sabem é que o Moodle não possui um sistema de VoD (vídeo on demand) ou streaming de vídeo e é aí que os problemas começam.

O Moodle permite upload de vídeos para plataforma, até mesmo prepara para que o vídeo seja exibido em um player (Html5). Até aí nenhuma novidade não é mesmo? E muitos utilizam este recurso. O que na maioria das vezes as pessoas não sabem é que o Moodle não possui um sistema de VoD (vídeo on demand) ou streaming de vídeo e é aí que os problemas começam.

Quando fazemos upload de um vídeo diretamente para o Moodle, o sistema se encarrega de armazenar este vídeo em um diretório determinado em meu servidor, o formato utilizado certamente será o MP4, porém o tamanho do vídeo poderá variar, não só pelo tempo de gravação, mas também pela qualidade da gravação. Isso sem entrar no mérito de falar em codecs pois não sou nenhum especialista e facilmente poderia cometer erros em algumas afirmações. O Moodle ou seu servidor não está preparado, ou seja, não possui tecnologia para tratar a entrega deste vídeo ao seu aluno, sendo assim ele entrega exatamente o vídeo que você subiu. Você agora deve estar pensando: mais é isso mesmo Marcelo, é isso que eu quero!

Eu vou tentar explicar do meu jeito, e que me perdoem os especialistas da área, mas serei direto e simplista.

Certamente você conhece o Youtube, Vimeo e Netflix esses players utilizam tecnologia VoD (streaming), eles funcionam basicamente da mesma forma. Um vídeo hospedado em qualquer uma dessas plataformas passa por um “tratamento” (Codecs), que de forma automática compactam o vídeo enviado em diferentes formatos, qualidade e tamanho.

Essa tecnologia trabalha para que o espectador consiga assistir o mesmo vídeo em diferentes plataformas (Desktop, Smart Tvs, Tablets, celulares), em diferentes navegadores e ainda reconhece qual a velocidade da internet que seu usuário está utilizando, e entrega o melhor vídeo possível em sua base que atenda a demanda atual.

Em algumas plataformas, como no youtube, você já deve ter notado que existe uma engrenagem para alterar a qualidade do vídeo, em um primeiro momento o Youtube reconhece qual velocidade e dispositivo você está usando e entrega o vídeo na qualidade e velocidade ideal para você. Você já tentou ver um filme em 3G pelo Netflix? Sim, é possível graças a essa tecnologia.

Na imagem a seguir veja que há diversos tamanhos, além do meu vídeo original. Eu fiz o upload de um vídeo em FullHD (1080p).

Além dessa tecnologia toda, contamos também com servidores robustos sem sombra de dúvida.

Mas vamos voltar ao Moodle!

Então o que nós, simples mortais, devemos fazer? Se você quer que seu aluno tenha uma boa experiência ao ver seus vídeos, então pense na possibilidade de contratar uma plataforma de streaming de vídeos, onde você irá hospedar seus vídeos e “embedar” no Moodle.

Devo salientar que este artigo não tem patrocínio das empresas aqui citadas, são aquelas que conheço. Os valores podem ser um pouco diferente do que irei citar, principalmente quando este artigo for antigo, recomendo consultar os fornecedores.

Veja algumas das opções:

  • Youtube – www.youtube.com

Vantagens: Grátis

Desvantagem: O seu conteúdo fica aberto e poderá ser compartilhado pelos alunos.

Quando usar: Para vídeos que podem e devem ser compartilhados, como por exemplo, aulas demos, material complementar, tutoriais de navegação.

  • Vimeo PLUS – https://vimeo.com/pt-br/upgrade

Vantagem: Preço relativamente baixo, pela qualidade e entrega do serviço

Desvantagem: Em dólar, o valor é para pagamento anual, o mensal quase dobra de valor.

  • StartEAD - https://www.startead.com.br

Vantagem: Trata-se de uma plataforma completa, loja virtual, plataforma de vídeos protegidos, podcast, sistema de pagamento integrado. Tudo em um único lugar com valores em reais.

Desvantagem: É possível contratar apenas o conjunto todo, até o momento não está disponível apenas a plataforma de vídeos.

Outro detalhe importante que devemos nos atentar, é que empresas estrangeiras estão fora das nossas leis do consumidor, logo se você tiver algum problema comercial não terá a quem recorrer, e terá que aguardar a boa vontade e indole da empresa contratada.

Como segurança tenha sempre o vídeo original armazenado em outro lugar (computator, disco rigido, na nuvem).

Você conhece ou utiliza algum player diferente desses? Conte para nós.

videos no moodle play

 NOTA: Antes de mexer nas configurações do Moodle realize backup da sua plataforma.

Aproveite para assinar nosso Canal no Youtube e se precisar de ajuda fale comigo aqui pelos comentários. 

____________

Saiba mais sobre o Moodle, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

Curso Moodle para Professores e Administradores: https://salaead.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/mlnoticiasead
Youtube: https://www.youtube.com/teceduca
Instagram: @mlnoticiasead
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mlnoticiasead
Blog: https://www.noticiasead.com.br

Obrigado,
Marcelo Claro