fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Administrador não consegue logar no Moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Há vários usuários Moodle reportanto problemas com a perda da senha de administrador, o que gera um grande transtorno, levando em consideração que esta é a senha princiapal do Moodle.

Irei mostrar 2 maneiras diferentes de recuperar a senha, uma simples e mais comum, e outra um pouco mais complexa, porém em alguns casos necessária.

1 - Para recuperar senha, seja para qualquer nível de usuário, basta clicar no botão  e seguir os passos indicados pelo sistema, entrar com o nome de usuário ou email, clicar em enviar, no mesmo instante você irá receber um email (claro que no email que foi cadastrado no ambiente) contendo um link para ser clicando, confirmando a troca de senha. Você irá receber mais um email com uma nova senha, faça o login e mude para uma senha mais familiar.

Porém em alguns casos (raros) este processo não funciona, seja porque o sistema possui algum bug, o email cadastrado foi desabilitado, não foi um email válido etc... Em fim, há inúneros problemas possíveis, neste caso será necessário fazer da seguinte forma:

2 - Acesse o seu banco de dados Mysql, (ao instalar seu Moodle você teve que criar um banco de dados), ao logar no banco de dados procure pela tabela USER (ver imagem) e clique.

mysql1

Você irá ver todos os usuários cadastrados, procure pelo usuário que deseja fazer as mudanças, neste caso "admin" .

Clique no icone lapis "Botão alterar", mas tenha certeza de que você está na tabela correta, neste caso MDL_USER, como mostramos na imagem do lado esquerdo.

Depois de clicar iniciaremos a troca da senha procure pela linha "password" conforme imagem abaixo.

mysql2

 

no primeiro campo ao lado escolha a opção "MD5" ao lado temos uma sequência de letras e números, está é a sua senha esquecida, porém criptografada, apague esse números e letras, digite uma nova senha, não se preocupe com a criptografia dos dados, assim que você executar, a senha digitada por você será criptografada.

Depois de escolhido MD5 digitada a nova senha, clique no botão executar logo abaixo do lado direito.

Pronto! teste sua nova senha.

Obs. Caso alguém conheça outra forma, nos indique para atualizar-mos o post.