fbpx

Sidebar

28
Sáb, Maio

Badges no Moodle - Gamification

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A partir da versão Moodle 2.5 foi implementado o recurso Badges, isto significa que administradores e professores podem premiar seus alunos com Badges (distintivos, medalhas, troféus, emblemas ou como preferir chamar). A função badge trabalha em conjunto com o recurso "Acompanhamento de atividades" também disponível nas versões mais atuais do Moodle.

Em resumo a intenção é premiar o aluno, com um troféu ou medalha, sempre que atingir um objetivo, isto é, concluir uma etapa do curso, seja uma atividade, módulo e/ou o curso como um todo, e com isso buscar um maior engajamento e interesse por parte do aluno.

Entendo que muitos irão dizer que somente isto não trará interesse maior por parte dos alunos, mas basta estudar um pouquinho este recurso que você irá rapidamente mudar de ideia, quando penso nas possibilidades chego a perder o foco, por tantos caminhos possíveis disponíveis que enxergo, o que me deixa eufórico e entusiasmado. O motivo de não aplicar mais profundamente os meus estudos é de não ter um projeto piloto de onde aplicar, uma instituição de ensino, pois acredito que para um boa ajuste e funcionamento das ideias é necessário um feedback dos alunos.

Mas o objetivo deste post é mostrar a parte técnica, de como configurar o recurso e ainda adicionar um bloco de ranking, que trará mais emoção e disputa entre eles. A criatividade de como usar o recurso ficará a critério do professor, tenho certeza que sairá coisas incríveis.

1 - Ativar Plugins (Logado como administrador)

A primeira coisa a fazer é ativar o rastreamento de conclusão e badges, que poderá ser feito seguindo este caminho - Página inicial > Administração do site > Opções avançadas, na página que abrir procure por - Ativar rastreamento de conclusão - e habilite. Verifique se a opção Badges está habilitada nesta mesma página.

2 - Configurando a Badge de preenchimento de perfil

Vamos configurar nossa primeira badge em - Página inicial > Administração do site > Badges > Adicionar um novo badge

Preencha os campos na página que abrir, e suba uma imagem que irá representar a badge. Clique aqui para baixar um anexo com 100 badges gratuítas fornecidas pelo site (http://moodlebadges.com/). Clique em "Criar Badges", seremos redirecionados para "Critérios", os critérios disponíveis são:

  • Atribuição manual por papel
  • Completando um conjunto de curso
  • Perfil completo

Vamos escolher perfil completo e posteriormente os campos que ele precisará preencher para ser premiado, clique em salvar.

Clique em "Permitir acesso" e "Continuar"

Você poderá criar quantas badges desejar, apenas é necessário entender que as badges criadas na página inicial (Área comum) não atuam dentro dos cursos, para criar badges dentro dos cursos o caminho será (Entre no curso como administrador ou professor) no menu "Administração do curso" clique em Badge e siga os passos para criar badge, funciona da mesma forma que na página inicial, apenas as opções "Critérios" serão diferentes pois atuam em função do curso criado.

Até aqui assumimos que temos todas as badges necessárias criadas, agora instale o módulo de Ranking (Baixe aqui) e depois vamos configurar o curso.

3 - Configurando o curso

Menu "Administração do curso" > "Editar configurações" em "Acompanhamento de conclusão" coloque "Sim" e depois Salvar.

Menu "Administração do curso" > "Conclusão de curso" e configure as atividades selecionando-as.

Tudo configurado, porém para que as badges sejam enviadas aos alunos é preciso que o Cron funcione em seu servidor, o Cron é responsável por realizar tarefas automáticas, como por exemplo, enviar emais e mensagens de fóruns aos alunos, será um bom sinal se estes estiverem funcionando em seu Moodle, então tudo está pronto, caso contrário entre em contato com o administrador do seu servidor para corrigir o problema ou veja a documentação Moodle aqui. Para rodar o Cron manualmente basta digitar após o endereço do seu Moodle - admin/cron.php - exemplo http://www.seumoodle.com.br/admin/cron.php - o ideal é que o cron funcione a cada 5 minutos, penso que você não poderá fazer isso manualmente.

A seguir algumas imagens 

Imagem 1 - Bloco Ranking disputa entre 2 alunos

Bloco Ranking

 

Imagem 2 - Perfil do aluno que adquiriu 2 badges

2

 

 

Imagem 3 - Detalhes da badge no perfil do aluno

perfil completo da badge

 

Divertam-se, e voltem aqui para falar das experiências, será uma troca enriquecedora.

Saiba mais sobre o Moodle, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

Curso Moodle para Professores e Administradores: https://seumoodle.com.br/

Facebook: www.facebook.com/moodlelivre
Youtube: www.youtube.com/moodlelivre
Instagram: @moodlelivre
Linkedin: www.linkedin.com/company/moodlelivre
Blog: www.moodlelivre.com.br