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06
Seg, Maio

Gamificação, metaverso e as possibilidades de ensino a partir de sua utilização

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
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 Quem está trabalhando com educação sabe que tanto a expressão “gamificação quanto metaverso estão em todas as discussões a respeito do futuro da educação, especialmente da educação online.

Quem está trabalhando com educação sabe que tanto a expressão “gamificação quanto metaverso estão em todas as discussões a respeito do futuro da educação, especialmente da educação online.

Nesse sentido é muito interessante deixar claro que, tanto em tema quanto no outro, existe muita desinformação, exageros e, claro, a sensação equivocada de que essas tecnologias serão capazes substituir totalmente algumas metodologias mais tradicionais, o que não éverdade.

Para te ajudar com essas duas tendências, fizemos um apanhado das principais informações sobre esses assuntos.

Estamos trazendo esse conteúdo para você com a intenção de maximizar o processo de compreensão dessas novas tecnologias, além de permitir que você tenha uma boa base para eventualmente se dedicar mais a eles e até aplicar em sala de aula (virtual, híbrida e presencial)!

O que é gamificação e como ela pode ser usada em cursos online?

Gamificação é o processo utilizar mecanismos de jogos com outro fim, como na educação

A gamificação pode se traduzir em jogos educativos, mas não é a sua única aplicação, pois existem formas de gamificação diferentes, que podem trazer resultados até mais interessantes dependendo da sua intenção e da plataforma sendo utilizada.

Uma das formas mais comuns de gamificação que acabam sendo utilizadas em plataformas de cursos online é a criação de um circuito de tarefas com metas e recompensas.

Isso ocorre de forma similar, por exemplo, aos troféus e medalhas digitais que jogos de videogame costumam oferecer aos seus jogadores mediante o cumprimento de determinadas tarefas dentro do jogo.

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Você pode oferecer alguns benefícios, como prazos maiores para entrega de deveres caso o aluno tenha cumprido determinadas metas anteriores, pequenos benefícios para aqueles que tem os melhores resultados e outros “presentinhos”, talvez se convertendo até na aquisição de brindes e similares.

Mais do que o valor em si, o importante com essas recompensas é a percepção de valor e de satisfação oferecidas.

Logicamente, os processos de gamificação na educação geram situações positivas, mas também tem seus desafios e problemas, pois dependendo do público ao qual se pretende atingir esse tipo de iniciativa pode fazer com que o aluno perca o foco no aprendizado, visando apenas o cumprimento das metas para obter as recompensas.

Isso pode levar, inclusive, a trapaças, fraudes e situações em que o curso perca qualidade.

Uma das questões mais interessantes a respeito da gamificação para os cursos online é que ela pode ser utilizada como forma de permitir maior interação entre os alunos.

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Especialmente quando falamos em cursos online assíncronos, cujo aprendizado mais individualizado por meio de aulas gravadas e não há interação entre os alunos, a gamificacão gera estímulo concluírem o curso.

Esse estímulo social pode vir de grupos de treinamento coletivo, que podem ser gamificados por meio de gincanas educativas, desafios e até o ranqueamento de tarefas coletivas.

Quais são as possibilidades do metaverso para a educação?

Apesar de já termos trazido o assunto de metaverso aqui no blog, consideramos importante retomá-lo nesta conversa sobre gamificação porque, como você lembra, muitas das interações que podem ser consideradas metaversos hoje em dia são, basicamente, games.

Isso não significa, porém, que todos os metaversos precisam, obrigatoriamente, ser jogos e muito menos que eles precisem ser gamificados.

Essa é uma discussão interessante, que acaba saindo um pouco do contexto da educação e entrando no conceito de metaverso e do que são games.

Muitos espaços em 3D interativos, apesar de serem oferecidos como os jogos, de acordo com alguns especialistas, já não os são.

Isso significa que a plataforma onde são construídos os jogos digitais hoje em dia se tornaram tão relevantes e eficientes como forma de engajamento de pessoas em tarefas que elas estão indo além do contexto de jogo, o que acaba permitindo que a ideia de um metaverso educacional não gamificado seja possível.

Em resumo, os metaversos como espaços digitais compartilhados capazes de gerar interações que se assemelham ao mundo real podem se tornar ferramentas incríveis do processo de educação online, por serem muito mais potentes em matéria de engajamento do que as plataformas atuais. 

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Obrigado,
Marcelo Claro