fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Migração Moodle versão 1.9 - 2.3 - 2.6 para Moodle 2.7

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Atualizar o Moodle para a versão 2.7 tem sido uma experiência muito agradável, por diversos fatores, mas só o fato de termos um ambiente clean, moderno e responsivo já seria um bom argumento. No entanto não é só isso que você deverá levar em consideração na sua decisão de migrar, há outros fatores importantes.

Porém a intenção deste post não é a de convênce-lo(a) na atualização, mas apenas apontar o grau de dificuldade ou de cuidados que você deverá observar antes de iniciar a atualização.

Ao longo da migração entre as versões poderão surgir alguns problemas, em sua grande maioria fáceis de serem corrigidos, mas que exigirão um olhar especial, alguma dedicação e horas a mais de seu trabalho.

Vale saber que,  quanto mais próximas forem as versões maior serão as chances de sucesso do upgrade. Isto é, o Moodle na versão 1.9.19 terá um nível de dificuldade muito maior que as versões 2.6, isso porque você deverá passar pelas versões anteriores até chegar na versão final (2.7), o upgrade direto não será possível, e neste percuso poderá apresentar alguns problemas de migração, corrigíveis, mas que levará algum tempo e dedicação de sua parte, portanto quanto menor o caminho percorrido menor será a chance de erros.

A seguir as tabelas de compatibilidade entre as versões.

Upgrade para a versão Moodle 2.7.1+ a partir da versão 1.9.19:

 moodle19
Clique para ampliar!

Se você possui a versão 1.9.19 ou inferior, note que praticamente não há compatibilidade entre as versões, recomendamos que, mesmo com as dificuldades, realize a migração o quanto antes, pois a medida em que o tempo passa o seu risco de perder seu conteúdo aumenta, assim como o grau de dificuldade para uma atualização bem sucedida.

A partir da versão 2.0 já encontramos alguns itens compatíveis que certamente irão facilitar na migração:

moodle23

Clique para ampliar!

 

moodle26

Clique para ampliar!

A maior dificuldade nesta ultima etapa, talvez seja a versão do PHP e MySql, se você usa uma hospedagem compartilhada, certamente terá problemas nesta etapa do processo, pois em servidores comuns há diversos outros softwares instalados como Wordpress, Joomla, Magento entre outros, e seu fornecedor de serviços não irá querer atualizar o PHP, já que a maioria não usa o Moodle, atualizar o servidor colocaria em risco todas as outras aplicações (conheça planos de servidor especializado em Moodle).

Uma notícia interessante é que no Moodle Moot Brasil 2014 (congresso internacional que reúne desenvolvedores e interessados pela plataforma Moodle) foi anunciado que este núcleo de versão será um dos mais longos, em outras palavras, ficaremos um bom tempo na versão 2.7, claro sempre com atualizações e novidades mas sem mudar seu núcleo, assim teremos versões como 2.7.1+ | 2.7.2 | 2.7.3+ | 2.7.4 e assim por diante, por pelo menos 2 anos com suporte oficial da comunidade.

Essa é a dica de hoje, fiquem atentos ao processo e como sempre recomendamos, tenha certeza do que está atualizando e faça sempre um backup de conteúdo antes de começar.

Caso não sinta segurança para realizar a atualização, entre em contato com a Madri Produções, podemos ajudar!

 Abraço