fbpx

Sidebar

14
Ter, Maio

Educação lança nova versão da plataforma Foco Aprendizagem

Notícias EAD

A plataforma Foco Aprendizagem está em sua segunda versão e foi desenvolvida para apoiar o planejamento escolar das escolas.

Por meio da ferramenta, os professores têm acesso a dados das últimas edições do Saresp e Saeb, inclusive de 2015, de cada unidade de ensino e com gráficos e tabelas as habilidades por série e disciplina.

O destaque para a novidade é o aprimoramento do Mapa de Habilidades, onde os educadores conseguem visualizar resultados gerais dos anos e séries que participaram do Saresp. No gráfico é possível ter acesso ao nível da turma para os anos e séries avaliados. Assim, é possível cruzar dados dos estudantes que participaram da prova em 2015 no 5º e 9º ano do Fundamental, com o quadro de matrículas de 2016.

Desta forma, é formado um diagnóstico para o conjunto desses alunos, mesmo que ele tenha vindo de outras turmas ou escolas da rede.

Outra novidade do Mapa de Habilidades é a indicação de materiais de apoio, articulados às habilidades e envolvendo também outros componentes além de Língua Portuguesa e Matemática, que será ampliada ao longo de 2016.

A plataforma conta ainda com a seção "Resultados Educacionais", que contempla o acesso ao Mapa de Habilidades, informações históricas e detalhadas do Idesp, fluxo calculado a partir das taxas de abandono e reprovação em cada unidade escolar.

Reformulação e treinamento

Nesta nova plataforma, docentes de várias diretorias de ensino participaram do processo de reformulação. Eles tiveram um treinamento, com acompanhamento, para avaliarem usabilidade e facilidade. Para isso, a ferramenta possui a seção "Construção Conjunta com a Rede", que procura estruturar essa interação para possibilitar que todos contribuam com sugestões e comentários.

"A plataforma consegue demonstrar, por meio dos gráficos, todos as informações da escola, com dados individualmente, por série, o que vai facilitar o trabalho da coordenação pedagógica e a visualização dos professores. Inclusive por competências e habilidades. Isso vai traçar um perfil da escola para que a gente possa planejar em cima dos dados que temos de 2015. Está ágil, rápida e acredito que vai ser um sucesso”, afirmou Kátia Cristina Rariz Palma, diretora da E.E. João Batista.

O coordenador de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), Olavo Nogueira Filho, esteve presente e acompanhou todo o treinamento realizado com os professores e coordenadores da rede. "Mais do que boas informações e dados, essa ferramenta deve ser de fácil navegação e interpretação do que de fato ajuda o dia a dia das Diretorias de Ensino e das escolas. E essa nova versão é fundamental que seja construída de maneira conjunta como foi feito aqui. Ao longo do ano a Foco Aprendizagem trará outras oportunidades para que os educadores possam ajudar a construir a evolução dessa importante plataforma”.

Fonte: Secretaria da Educação SP
Publicado em: 10/02/2016