fbpx

Sidebar

18
Sáb, Maio

Como as notificações interativas podem ajudar na motivação dos alunos em seu curso online?

Notícias EAD

Você sabia que utilizar notificações interativas podem apoiar a sua aprendizagem e impulsionar o engajamento de seus alunos?

Ultimamente discutimos muito sobre gamificação e esse recurso está mudando a maneira como o mundo aprende. A gamificação está causando um verdadeiro impacto sobre a indústria da aprendizagem, mas por que isso está acontecendo?

Entenda: Gamificação nada mais é que a criação de mecanismos de feedback que podem motivar e estimular o interesse do aluno.

Ao criar laços e mecanismos de feedback para motivar as pessoas implica que estas terão que responder ao mundo que os rodeia. Exemplo disso é o surgimento de jogos digitais que surgem a todo momento. Você mesmo já deve ter ouvido falar de um tal Nintendo, Playstation ou Xbox console, ou quem sabe sobre o Minecraft? Não? Então já ouviu a palavra Mac ou PC. Se ainda a resposta é não tente lembrar dos jogos de tabuleiro…e estes estão cada vez mais generalizados.

Com a gamificação na aprendizagem criamos muito mais que uma fachada fictícia de realização. São recompensas digitais e notificações que se aplicam a aplicativos de produtividade, em vez de apenas aplicativos de jogos. Na verdade nossas vidas modernas são preenchidos com notificações e alertas.

Levando isso em consideração, é lógico que o uso deste tipo de interação não poderia passar batido na educação. E foi isso que ocorreu. Incorporamos esses conceitos em nossos processos de aprendizagem. Considerando que as notificações são uma parte da vida cotidiana por que não começar a usar as notificações e emblemas em nossos processos de aprendizagem? Lá vamos nós.

As notificações interativas estimulam todos os tipos de novos comportamentos. Alguns destes podem ser simples, como o envio de uma mensagem ou como se matricular em um novo curso, mas eles podem ser uma ferramenta poderosa para manter os alunos envolvidos e que desejam aprender mais!

Pense em como nós experimentamos essas notificações no dia-a-dia. Recebemos uma notificação de que acabamos de receber um novo e-mail ou SMS – ou talvez um alerta do Facebook ou algum outro aplicativo no nosso telefone. O que nós fazemos? Claro que abrir o aplicativo ou jogo imediatamente e interagir com ele! Nós nos tornamos treinados para seguir as notificações.

Vamos dar uma olhada em como isso funciona com a aprendizagem online.

Vamos imaginar que uma aluna sua esteja fazendo um curso online para aprender a gerir a resolução de conflitos no local de trabalho. Após a inscrição no curso, aparece uma notificação na sua tela dizendo que ela ganhou um novo emblema para se matricular em um novo curso. Ela continua a trabalhar através de seu curso, e depois de passar no exame do seu primeiro módulo com uma pontuação perfeita, ela recebe outra notificação, incluindo um emblema que caracteriza a passagem para um próximo nível do curso. Tudo isso vai animando o aluno a se motivar para abrir o próximo módulo, e (o mais importante), a trabalhar duro para ter certeza que ela receberá outro emblema de sucesso para a próxima fase.

Não se esqueça… as notificações interativas têm um efeito dramático sobre nossos alunos. Os emblemas ou recompensas não precisam ser algo grande ou dispendioso, afinal o menor incentivo já é o suficiente para empurrar um estudante constantemente ao topo de seus resultados do curso, nem que seja para dizer aos amigos o quão divertido ela está ao participar do curso. Depois de alguns dias de trabalho através do seu programa, os usuários começam a querer recolher mais emblemas, e adivinha? Eles não apenas querem recolher mas querem recolher os melhores emblemas.

Logicamente, para quem desenvolver ou desenhar curso, a coisa não é tão simples assim. Precisamos criar uma experiência para coincidir com os emblemas. Se um usuário gasta 2 horas através de uma parede de texto e, em seguida, recebe um crachá, o que é que realmente vai incentivá-los a voltar para esse texto chato?

Dica: Faça um material divertido e envolvente, e amarre o conteúdo ao ganho dos emblemas. Aproveite ao máximo a possibilidade de incluir mídia mista no seu aprendizado. Vídeo como uma forma de aprendizagem é muito mais interessante para manter o aluno engajado, por exemplo.

Um estudo recente mostrou que mesmo as menores melhorias na qualidade da produção do vídeo pode ter um impacto dramático sobre o usuário.

Assim sendo, é importante corresponder à sua configuração de notificações para as necessidades da sua base ou público-alvo. Como fazer isso: estude bem as características deste público.

Avante! Tenta lá!!

Fonte: Ibdin
Publicado em: 23/02/2016