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Qua, Maio

Certificado de curso on-line valoriza currículo

Notícias EAD

A consolidação do segmento de cursos a distância é um fato incontestável em termos de educação executiva no mundo corporativo contemporâneo. Se tornou uma ferramenta fundamental para aprimorar, dar maior competitividade e valorizar o perfil profissional de um executivo, sobretudo, num país de dimensão continental como o Brasil.

A educação corporativa começou a crescer muito antes do surgimento do mercado de educação a distância. As grandes empresas como Petrobras, Vale, Eletrobrás entre outras, ofereciam internamente cursos para os seus profissionais em várias partes do país, lembra Carlos Longo, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

O movimento de cursos a distância, diz ele, começou a ganhar força em 2003. E atualmente não existe entre as grandes empresas quem não utilize cursos para treinamento a distância, em razão dos elevados custos de transporte, hospedagem e alimentação de funcionários vindos de diferentes partes do país.

O ensino a distância, com isso, se transformou numa janela de oportunidades para obter um upgrade na carreira de executivos que atuam fora do eixo Rio-São Paulo. Agda Lima, head hunter e coach da Talento.RH Executivo Search & Outplacement, sediada em Salvador (BA), conta que nas últimas décadas o mercado baiano, assim como outros, tornou-se mais complexo e mais exigente.

Com clientes como Braskem, Chevron e Natura no portfólio da empresa, Agda considera que profissionais mais preparados e completos permanecem onde estão ou são desejados, pois são considerados mais aptos ao enfrentamento de obstáculos. Por conta desse cenário, diz ela, o desenvolvimento de ferramentas de atualização e capacitação a distância encontraram no Nordeste espaço muito favorável e valorizado, suprindo a inexistência de grandes estruturas de cursos de primeira linha.

“Os obstáculos anteriores como os deslocamentos para os grandes polos do Sul e Sudeste, custos com estadia e o próprio custo do curso foram trocados pela facilidade de estar antenado e valorizar o seu currículo de forma eficaz sem grandes problemas”, afirma Agda.

Adota a mesma linha de raciocínio, Rodrigo Sahd, gerente geral da Foursales, empresa de recrutamento e seleção de pessoal, baseada em Curitiba, que tem como clientes a BIC, Bacardi, Avis entre outras.

Com a exposição e a concorrência cada vez maiores das empresas no mercado internacional, na opinião de Sahd, passou a haver uma grande pressão por melhores práticas em todas áreas de uma empresa, sobretudo as ligadas a custos e geração de receita, o que tem feito a parte educacional ganhar cada vez mais força. Nesse processo, os cursos on-line ganharam mais importância e se tornaram mais visíveis nos currículos. “Em se tratando de áreas em que o aprendizado costuma ser mais empírico, como a área comercial, esses cursos são vistos com ainda mais importância, pois denotam um profissional com mais profundidade conceitual, o que é cada vez mais necessário para a garantia das melhores práticas nessa área, valorizando as contratações”, observa.

Agda também aponta que o valor da “marca” ou seja uma instituição bem conceituada, que em seu portfólio de alunos faz uma criteriosa seleção naturalmente, terá mais visibilidade e atrairá os olhos dos recrutadores no primeiro momento de triagem. “Ou seja ter uma USP, FGV, Dom Cabral ou Harvard no CV é absolutamente atrativo. Não importa o tipo de acesso que se teve, se a distância ou presencial, mas qual foi o uso de tudo que aprendeu em sua experiência prática. Também não adianta fazer uma maratona de cursos somente porque são acessíveis ou gratuitos. Um fator muito importante não é a quantidade e sim a qualidade do curso que você escolheu fazer e qual foi o aproveitamento na prática que você teve”, acrescenta.

Ao destacar que inexiste distinção entre os certificados das modalidades de cursos presencial e on-line, Pedro Regazzo, diretor do grupo DeVry Brasil, controlador do Ibmec, defende a tese de que o mercado de trabalho passou a perceber o profissional oriundo de um curso a distância como um indivíduo que sabe gerir seu tempo e tem senso de organização. “É uma pessoa que sabe se planejar e que tem responsabilidades com prazos, características fundamentais para realização de um curso na modalidade a distância.”

Fonte: Valor
Pulicado em: 29/06/2016