fbpx

Sidebar

05
Dom, Maio

Cursos a distância reconhecidos pelo MEC: veja como consultar

Notícias EAD

O reconhecimento de um curso a distância pelo MEC pode levar tempo.

A educação a distância, também conhecida pela sigla EAD, é uma modalidade que está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Aprenda a consultar os cursos a distância reconhecidos pelo MEC e conheça as vantagens que eles oferecem.

De acordo com informações do Ministério da Educação, cerca de 3,3 milhões de matrículas foram realizadas no ensino superior entre 2003 e 2013. Desse total, um terço correspondia ao ensino a distância, sendo a maioria das vagas preenchidas em instituições privadas.

Em 2003, a educação a distância era pouco conhecida, por isso despertava o interesse de pouco mais de 49.911 alunos. Dez anos depois, esse número aumentou de maneira impressionante, totalizando 1.153.572 de estudantes matriculados em cursos EAD.

Retrato da Educação à Distância no Brasil
O último censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) revelou que 226 instituições de ensino ofereciam cursos ou disciplinas EAD em 2014. Desse total, 64% pertenciam à rede privada e 36% à rede pública.

A ABED também identificou uma outra tendência na área de educação à distância: as universidades consideradas tradicionais estão adotando a modalidade EAD com mais frequência.

A Universidade Metodista de São Paulo é um exemplo perfeito para ilustrar o avanço da educação à distância no país. Em 2016, ela completou 10 anos de atuação no mercado EAD. Nesse período, foram concedidos 18 mil diplomas de ensino superior, em 37 polos e 121 unidades em 24 estados brasileiros.

Cursos a distância reconhecidos pelo MEC
A cada dia, aumenta o número de cursos a distância reconhecidos pelo MEC. Isso acontece porque o Ministério da Educação está aceitando com mais liberando com mais facilidade os novos credenciamentos, tanto para graduação como para pós-graduação à distância.

A instituição de ensino precisa percorrer um caminho para que o seu curso superior à distância seja reconhecido pelo MEC. Primeiro a faculdade precisa apresentar uma série de documentos e solicitar o credenciamento. Depois, é necessário apresentar um projeto pedagógico alinhado às regras do MEC para obter uma autorização para realizar o curso.

O reconhecimento de um curso EAD pelo MEC acontece quando a formação está em andamento. Uma graduação à distância com duração de quatro anos, por exemplo, tem o processo de reconhecimento iniciado ao final do segundo ano.

Após reconhecer um curso, o MEC começa a avaliá-lo. Diversos fatores influenciam na nota, como titulação dos professores, desempenho dos alunos no Enade, infraestrutura e recursos didáticos.

Como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?
Para verificar se um curso superior é reconhecido pelo MEC ou não, acesse o portal e-MEC. Clique na aba “Consulta Avançada”. No campo “Buscar Por”, selecione a opção “Curso de Graduação”. Defina o nome do curso e selecione o estado. No campo “Modalidade”, marque “a distância”. Clique em “Pesquisar” e consulte o resultado.

O resultado da pesquisa mostrará o nome da instituição (IES), o nome do curso, o grau, a modalidade e a nota em três índices de avaliação do MEC (CC, CPC e Enade). A situação e o número de vagas autorizadas também são apresentados.

Avalie com cuidado as informações que aparecem nos índices. Caso o curso consultado apresente um traço (-), pode ser que ele ainda não tenha passado na avaliação do MEC. De qualquer forma, se a formação consta na lista de resultados do portal, ela é reconhecida pelo MEC, portanto, o seu diploma tem validade.

Vantagens do ensino EAD
Quem opta pela educação a distância conta com uma série de benefícios. Entre eles, vale destacar:

Mensalidades acessíveis
O curso superior a distância tem a vantagem de ser muito mais barato do que a faculdade presencial. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o valor da mensalidade chega a ser 40% mais em conta.

Flexibilidade de horários
O aluno de um curso EAD tem liberdade para montar o seu cronograma, além do que pode decidir o melhor horário para estudar. Essa modalidade também é flexível com relação à escolha do local de estudos.

Enfim, o ensino EAD deixa o aluno mais à vontade para escolher onde e quando consultar o material disponível no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Apesar dessa flexibilidade, é muito importante ter disciplina para dar conta de todo o conteúdo.

Mercado de trabalho vê com bons olhos
Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem visto com bons olhos o sistema de educação à distância. Um aluno que consegue ser aprovado nessa modalidade demonstra desenvoltura com meio digital, boa gestão de tempo e organização.

Onde estudar
Com tantas opções no mercado de faculdades, fica difícil de escolher onde estudar. Para ajudar nessa escolha, listamos cinco faculdades com boas notas no MEC para começar o curso a distância desejado:

- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

- Universidade de Franca (UNIFRAN)

- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais”

Fonte: Via Carreira
Publicado em: 16/05/2017