fbpx

Sidebar

19
Dom, Maio

EAD: Para quem tem rotina pesada, mas que se submete à uma disciplina

Notícias EAD

Professor Diogo orienta estudantes a montarem uma rotina de estudos para os cursos online.

Para um trabalhador já mergulhado na rotina do mercado, começar uma nova graduação tendo que atender aos horários das aulas presenciais é muito complicado. Se isso for somado ao tempo para atividades de casa e de lazer, fica impraticável. Neste contexto, o ensino a distância (EaD) é alternativa para esses estudantes, que devem ter muita disciplina e foco para essa modalidade de aprendizagem.

Para se ter uma ideia do número de pessoas que buscam essa forma de ensino, basta analisar os dados do último censo do Ministério da Educação (MEC). Dos oito milhões de brasileiros matriculados em instituições de ensino superior, mais de 17% cursam a modalidade a distância. De acordo com o gestor acadêmico do departamento de EaD da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), professor Diogo Pereira da Silva, a porcentagem de alunos EaD no campus de Niterói que trabalha chega a 70%.

“Os principais motivos que levam os estudantes a procurarem a modalidade online são os gastos com locomoção, o desgaste físico das aulas presenciais e encontrar tempo na rotina. Porém, fundamental para quem pretende desenvolver um curso EaD é ter disciplina. O aluno tem que montar a rotina dele, criar um cotidiano de estudos”, aconselha o professor.

Credenciada na modalidade 100% online desde 2006, a Universo possui 3,5 mil alunos matriculados em todo o país. Somente nos campi de Niterói e São Gonçalo, são quase 700 estudantes cursando graduação ou pós-graduação. Administração, Pedagogia e Biblioteconomia (primeira instituição do Brasil a colocar essa graduação a distância) estão entre os cursos mais procurados. Ao todo, são 21 polos distribuídos em nove estados.

“Os cursos a distância oferecem materiais digitais, como PDFs, artigos e videoaulas, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os tutores também fazem, semanalmente, web aulas e estão disponíveis tanto online quanto no polo para tirar as principais dúvidas dos alunos. Por conta da regulamentação do MEC, 70% das avaliações são presenciais e 30% podem ser feitas pela internet”, explica Diogo.

Fonte: O São Gonçalo