fbpx

Sidebar

03
Sex, Maio

Ensino à distância cresce cada vez mais no Brasil

Notícias EAD

Último censo da Educação Superior aponta que o aumento do número de matrículas em graduações EAD foi maior do que nas graduações presenciais.

O ensino à distância é cada vez mais procurado pelos brasileiros. De acordo com estatísticas do último Censo da Educação Superior no Brasil, realizado pelo IBGE, as matrículas em graduações na modalidade EAD cresceram 3,9% em 2015 na comparação com 2014. Já as matrículas em graduações presenciais cresceram apenas 2,3% no mesmo período.

Segundo a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), o aumento da procura por cursos online se deve à evolução da tecnologia, às exigências cada vez maiores do mercado de trabalho e também às mudanças nas rotinas do dia-a-dia das pessoas.

A instituição destaca ainda que o crescimento do ensino à distância no Brasil não se limita apenas ao meio acadêmico. O último Censo ABED, realizado em parceria com o Ministério da Educação, revela que o curso livre é o mais procurado entre as modalidades EAD com 19.873 estudantes matriculados em um universo de 25.166 pessoas que fizeram matrículas em cursos online.

5 razões para investir em estudo à distância

Opção de qualidade mais econômica
Quem aprimora seus conhecimentos por meio do ensino à distância consegue reduzir bastante os custos com educação continuada. Basta lembrar os gastos que um aluno da graduação tradicional costuma ter. Os cursos online permitem economizar bastante:

Não há despesas com deslocamento (passagens de ônibus ou outros transporte coletivos, combustível, entre outros)
Sem custos com alimentação fora de casa (como acontece com estudantes que ficam o dia todo fora na rotina faculdade/trabalho)
Sem gastos com material didático tradicional/ impresso
Otimização de tempo

Outra razão que atrai bastante pessoas ao ensino à distância é justamente o fato de não precisar perder tempo. Não é necessário disponibilizar uma quantidade fixa de horas no dia para aprender como iria ocorrer em um curso presencial. Fora o tempo perdido com o deslocamento, trânsito, etc. O aluno economiza um de seus bens mais preciosos: o tempo.

Certificado de EAD tem o mesmo valor do presencial
Outra vantagem de investir em ensino à distância é que o certificado é tão reconhecido no mercado quanto os emitidos por cursos presenciais. Para isso, o estudante precisa apenas ter o cuidado de verificar se a instituição de ensino escolhida é reconhecida pelo MEC. Caso contrário, o diploma não será válido.

Embora existam diversas opções de cursos online no Brasil, atualmente a única plataforma que oferece certificado de universidade reconhecida pelo Ministério da Educação é o portal Estude sem Fronteiras. Os diplomas são emitidos pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP) que fica em Ribeirão Preto.

Flexibilidade nos estudos
Estudar à distância garante maior liberdade aos alunos. Eles podem aprender no seu próprio ritmo e nos melhores horários de seu dia-a-dia. Dessa forma é muito mais fácil para os estudantes conciliar a aprendizagem pela internet com trabalho e todas as outras atividades de sua rotina. Basta organização, disciplina e foco.

Estude sem fronteiras
O ensino à distância facilita também a inclusão social na educação continuada. Portadores de necessidades especiais, por exemplo, podem estudar de forma prática e confortável, sem precisar passar pelos desafios de deslocamento até a faculdade.

Quem vive longe dos centros urbanos, onde normalmente estão as universidades, também consegue ter acesso ao ensino de qualidade sem precisar fazer uma mudança de cidade ou encarar o trânsito diariamente. Até pessoas que trabalham embarcadas, se tiverem conexão com a internet, conseguem aprimorar seus conhecimentos. Entre muitos outros casos em que o estudo presencial não seria viável ou possível. (Pshop)

Fonte: ParanaShop