fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Mercado de Ensino à distância cresce mais do que o presencial

Notícias EAD

Estudar pela internet agrada tanto os brasileiros que transforma EAD em negócio cada vez mais lucrativo e ainda estimula o desenvolvimento de plataformas para cursos online.

Os brasileiros estão preferindo estudar a distância. É o que comprova dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC). Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao órgão federal, o ensino superior à distância cresceu quase 4% em 2015. Já o estudo presencial nas universidades aumentou apenas 2,3% no mesmo ano.

Além disso, no primeiro trimestre de 2016, o EAD já era responsável por 17,4 % da quantidade total de matrículas no ensino superior. E as universidades particulares lideram a oferta na nova modalidade.

A tendência é que essa porcentagem aumente bastante em um futuro bem próximo. De acordo com especialistas na área de Educação, a expectativa é que em 5 anos, os números de vagas para ensino à distância supere as de cursos presenciais.

Ensino à distância é um mercado em alta no Brasil

As estatísticas do MEC também comprovam que o ensino à distância é um mercado lucrativo em franco crescimento no Brasil. E a tecnologia vem acompanhando essa nova realidade nacional.

Hoje em dia já existe plataforma para cursos online criada especialmente para dar suporte aos profissionais que ensinam pela internet. Ela facilita bastante a vida dos professores e instituições de ensino à distância.

Essa tecnologia permite que os profissionais criem seus espaços virtuais personalizados onde podem publicar suas aulas virtuais e também se comunicar com os alunos via chats da plataforma EAD.

Vantagens da plataforma para cursos online para professores e instituições de ensino à distância

As plataformas EAD foram desenvolvidas para reunir conteúdo de um mesmo profissional em um só lugar. Dessa forma, é possível criar uma verdadeira instituição virtual de ensino à distância. Confira os principais benefícios desses sistemas:

Economia

Cursos à distância costumam demandar menos custos em relação aos presenciais. Tanto para o professor quanto para o estudante.

Além disso, a tecnologia especializada em EAD permite que os profissionais e instituições se tornem mais competitivos. Já que conseguem oferecer cursos online dinâmicos e por preços mais acessíveis. O que atrai muito mais alunos.

Comodidade

O aluno pode estudar no melhor momento para ele e assim apresentar maior rendimento nas aulas. Já para o professor, é possível gravar as vídeoaulas da própria casa ou de onde achar melhor, e publicar na plataforma EAD.

Tecnologia a serviço da educação e do seu negócio

As plataformas EAD são sistemas integrados de gestão para cursos online. São fáceis de usar, porém bem completas, o que facilita a administração do negócio digital.

A dica na hora de escolher é verificar se a interface é intuitiva. Além disso, se o sistema conta também com recursos que facilitem o monitoramento de resultados e a avaliação de desempenho.

Otimização de processos

Quem utiliza plataforma EAD consegue administrar o negócio de forma mais prática e rápida ao otimizar os mais variados processos. Da gestão ao conteúdo.

Aulas que atraem mais os alunos

Ao usar uma plataforma para cursos online, o professor pode inovar e experimentar novas formas de criar conteúdo. Ou seja, pode compartilhar material rico em recursos visuais, além de oferecer conteúdo personalizado muito mais dinâmico e atrativo. Com aulas diferenciadas e modernas, as chances de conquistar e engajar alunos é muito maior. (Pshop)

Fonte: ParanaShop