fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

7 podcasts para ouvir e aprender

Notícias EAD

Programas educativos, de entretenimento e curiosidades podem ser efetivos como apoio aos estudos. Veja nossa lista de boas opções.

Novos recursos de apoio aos estudos aparecem aos montes. Entre vídeos no YouTube e outras plataformas, aplicativos mobile dedicados à área e serviços inteiros envolvendo educação online, várias ferramentas têm sido lançadas. Uma das iniciativas mais interessantes está nos podcasts.

Para quem ainda não conhece, o podcast funciona como um programa de rádio (musical, informativo, de humor, jornalismo, etc), produzido em pílulas para o compartilhamento na internet.

Na rotina corrida normalmente vivida por estudantes, qualquer opção que ajude a economizar tempo é viável. Um podcast representa uma oportunidade de ouvir e, muitas vezes, de aprender enquanto se está no transporte público, por exemplo, ou em um momento de descanso.

Aprender ouvindo pode ser uma boa proposta. Conheça alguns podcasts que recomendamos.

1. Braincast
O Braincasté voltado para os viciados em tecnologia e gadgets, abordando temas bastante atuais e bastante discutidos nas redes sociais sob a ótica da publicidade e do jornalismo. 

2. Scicast
Como o nome indica, o Scicastengloba temas e discussões majoritariamente científicas em seus episódios. Partindo de situações e fatos do dia a dia, o podcast explica conceitos dos mais diverso campos do conhecimento em Ciência.

3. Domine Inglês
Voltado para quem quer melhorar os conhecimentos da língua inglesa, o Domine Inglêsfoi idealizado pelo casal norte-americano Tim e Tammy. Os dois residem no interior de São Paulo, onde possuem uma escola de idiomas desde os anos 90.

4. AntiCast
Começando com programas voltados para discussões sobre design e comunicação, o AntiCasthoje aborda uma vasta gama de assuntos que vão desde a ética e comportamento até a literatura, sempre embasado por boas referências.

5. Salvo Melhor Juízo
Um podcast dedicado ao debate e explanação de conteúdos jurídicos e do Direito em geral, o Salvo Melhor Juízotem como objetivo uma abordagem mais simples e menos formal dos temas. Recebendo convidados com frequência, o programa é indicado aos atuantes e interessados na área.

6. RapaduraCast
Indicado especialmente aos fãs de cinema, o RapaduraCasté dedicado à análises dos filmes mais comentados nas redes sociais. Com apresentadores mostrando opiniões diferentes e, muitas vezes, complementares, o programa transpira paixão e curiosidade pela sétima arte.

7. Fronteiras da Ciência
O nome não engana: o Fronteiras da Ciênciaé, de fato, um podcast totalmente voltado para conteúdos científicos. Apresentados por cientistas e estudantes, os episódios versam sobre temas, muitas vezes, específicos. No entanto, a apresentação se dá de forma leve e bastante convidativa.

O Fronteiras é um projeto do Instituto de Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Fonte: Universia