fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Educadores já sugerem possibilidades de temas para redação do ENEM 2018

Notícias EAD

Os resultados do ano passado ainda estão saindo e os educadores já estão alertas quanto à prova do Enem 2018. A redação do exame, que é um dos pilares mais importantes, costuma cobrar temas socioculturais e tem uma característica própria.

Além de elaborar um texto dissertativo sobre o tema proposto, o aluno sempre deve apresentar uma solução para o problema, técnica chamada de intervenção social. O estudante também não pode desrespeitar os direitos humanos, o que causou uma grande polêmica no ano passado. Caso aconteça, a nota do candidato é zerada, assim como se houver fuga do tema. Em 2017, o assunto da redação foi "desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Acertar o tema da redação não é o principal objetivo – e sim dar sugestões de como o estudante pode se guiar. O mais importante é estar por dentro das notícias do Brasil e do mundo ao longo do ano e estudar temas atuais, pois são os mais prováveis de caírem na prova.

Sistema carcerário e violência urbana são alguns dos assuntos que podem ser cobrados, até mesmo em conjunto. O país passa por um problema delicado, sobretudo em estados como o Rio de Janeiro, local onde o governo federal até começou uma intervenção para remediar a situação. A corrupção também é um assunto que sempre está no radar, ainda mais nos últimos quatro anos com o início da operação Lava Jato, que atingiu os principais partidos brasileiros.

Assuntos no campo da saúde também podem ser cobrados, como saúde mental, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico e depressão, problemas que assolam grande parte da população que vive em centros urbanos. A febre amarela também é uma doença que se alastrou nos últimos meses, então, vale a pena ficar por dentro desse assunto.

O mundo conectado também pode ser um assunto explorado pelo exame, sobretudo do ponto de vista social e de uso responsável, tanto por pessoas físicas quanto por corporações. O Facebook tem sido criticado pelo combate a notícias falsas, e, como resposta, tem anunciado diversas mudanças nos seus algoritmos para minimizar esses impactos.

Esses espaços podem ser tóxicos e perpetuar a disseminação de informações falsas, e você precisa entender esse contexto e as implicações do problema na sociedade. Além desses temas, também vale ficar ligado em impacto ambiental, esporte (por causa do ano de Copa do Mundo) e educação domiciliar. Você pode conferir esses e outros temas na lista feita pelo site Infoenem.

Fonte: Assessoria