fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

USP tem 10 cursos entre os 50 melhores do mundo; UNAM lidera na América Latina

Notícias EAD

Direito, Arquitetura e Odontologia da universidade brasileira aparecem no ranking da consultoria britânica QS Quacquarelli Symonds

A Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) é a universidade latino-americana que tem mais departamentos nas primeiras posições nos rankings por áreas de estudos da QS Quacquarelli Symonds, consultoria internacional de análise educacional. Com base em 48 categorias, a instituição mexicana aparece entre as 50 melhores do mundo em 12 delas, à frente da Universidade de São Paulo (USP), com 10, a Universidad Católica do Chile, com nove, e a Universidad de Buenos Aires (UBA), com quatro.

Segundo o estudo referente a 2018, nos nove países latino-americanos analisados, existem 75 universidades com 512 departamentos de estudos diferentes. Para o Brasil, o relatório trouxe más notícias: quase um quarto das universidades brasileiras deixaram o top 100 global: eram 60 em 2017 e hoje são 48.

A UNAM está entre as 50 melhores nos rankings mundiais em Arte e Design (22ª posição), Engenharia de Minerais (22ª), Línguas Modernas (23ª), Sociologia (27ª), Antropologia (32ª), Estudos de Desenvolvimento (33ª), Direito (37ª), História Antiga (39ª), Filosofia (40ª), Fisiologia (46ª), Arquitetura (49ª) e Pedagogia (50ª).

A USP, por sua vez, além do  Curso de Direito, que ficou na 50ª posição mundial, tem ainda os cursos de Odontologia (15ª), Ciências do Esporte (21ª), Arquitetura (28ª), Arte e Design (31ª), Engenharia de Minerais (33ª), Agricultura (36ª), Línguas Modernas (42ª), Antropologia (46ª) e Veterinária (47ª).

Entre as 50 melhores do mundo, ainda aparecem o curso de Odontologia da Unicamp (31ª posição mundial) e o mesmo oferecido pela Unesp (37ª), além da Universidade Federal Fluminense, que tem o 50º melhor curso de Antropologia do planeta.

“Além da excelência das universidades públicas, o Brasil melhorou muito o nível de suas instituições privadas. São Paulo, por exemplo, ganhou várias opções de faculdade de direito na última década, o que aumentou o número de estudantes e obrigou as que já existiam a melhorar seus programas”, explica o advogado e sociólogo Vitorino Pinto."

A melhor colocação de uma universidade latino-americana em todos os rankings ficou com a Universidad do Chile, que possui o oitavo melhor curso do mundo em Engenharia de Minerais.

Assim como em 2017, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, domina a maioria das listas por área de estudos: neste ano, 14 cursos da instituição aparecem nas primeiras posições, seguida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), com 11.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, o ranking avaliou as universidades de acordo com quatro indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e índice H), adaptados de acordo com área específica.

A novidade deste ano foi a inclusão de duas áreas específicas: História Antiga e Biblioteconomia e Ciências da Informação.

Fonte: Divulgação