fbpx

Sidebar

07
Ter, Maio

Ensino a distância impacta métodos tradicionais de educação

Notícias EAD

A educação a distância (EaD) existe há quase dois séculos. Anteriormente, ela se restringia a troca de correspondências; depois, com o advento de novas tecnologias, passou a se difundir por meio de cursos via fitas cassete. E, agora, uma quantidade abundante de conteúdo está disponível por meio da internet, propiciando o aprendizado de qualquer lugar do mundo. Todas essas novas tecnologias impactaram de forma radical os métodos tradicionais de ensino, embora a modalidade presencial ainda seja majoritária no país.

O ensino a distância se expandiu, com cursos virtuais ministrados por especialistas em diferentes assuntos. Atualmente, já existem várias subcategorias de EaD. Os cursos livres podem, por exemplo, ajudar na qualificação e capacitação profissional. Já os cursos oferecidos por universidades públicas e privadas, e devem ser validados pelo Ministério da Educação (MEC) e respeitam regras específicas da legislação brasileira.

De acordo com dados do Inep, em 2018, as matrículas na modalidade à distância cresceram 17,6% de 2016 para 2017, o maior salto desde 2008. Isso significa que de cada cinco estudantes matriculados no ensino superior, um está na modalidade EaD. No mesmo período, o ensino presencial apresentou queda de 0,4% no número de matrículas.

Alguns fatores atraem os estudantes para a modalidade virtual. Com apenas um notebook é possível ter acesso a todo conteúdo do curso, fóruns de discussão e às tarefas a serem realizadas durante a graduação. Todo esse conforto e flexibilidade de tempo, aliado ao valor mais baixo, fazem do EaD uma modalidade de ensino

O impacto do ensino a distância no método presencial é ainda mais evidente com uma pesquisa feita pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). De acordo com o levantamento, o EaD tem crescido em um ritmo extremamente acelerado: 51% dos estudantes matriculados no ensino superior deverão recorrer ao EAD até 2023, contra 49% dos que optarão pelas aulas presenciais.

Em 2014, esse mercado movimentou mais de 165 bilhões de dólares no mundo. Até 2022, o montante deve ser de mais de 243 bilhões de dólares.

Fonte: Divulgação

Saiba mais sobre o Moodle, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

Curso Moodle para Professores e Administradores: https://seumoodle.com.br/

Facebook: www.facebook.com/moodlelivre
Youtube: www.youtube.com/moodlelivre
Instagram: @moodlelivre
Linkedin: www.linkedin.com/company/moodlelivre
Blog: www.moodlelivre.com.br