fbpx

Sidebar

05
Dom, Maio

O que é Microlearning e como as empresas podem treinar seus funcionários?

Notícias EAD

Videos curtos em treinamentos podem ser mais assertivos para algumas situações.

Videos curtos em treinamentos podem ser mais assertivos para algumas situações.

Fala-se muito da importância de engajar pessoas dentro de organizações e de fornecer uma melhor educação corporativa. Todos esses aspectos são relevantes, mas enfrentam algumas dificuldades. A começar pelo tempo dos funcionários e pela dinâmica do trabalho, nem sempre alinhada com uma educação formal e com longos períodos de duração. Para resolver essa questão, surgiu o microlearning (que, em português, significa microaprendizado). Nesse caso, o foco é em pequenas pílulas de conhecimento, com vídeos de pequena duração (entre dois e sete minutos).

O objetivo nesse sistema é otimizar o processo de aprendizagem. A metodologia pode ser poderosa e vai muito além do que oferecer pequenas quantidades de conteúdo para os colaboradores de uma organização. Na verdade, o microlearning não foca na quantidade, e sim na qualidade, e é esse aspecto que o diferencia de outros vídeos.

Nesse caso, o conhecimento é mais focado em uma área específica. Os gestores, portanto, podem se ater ao que realmente interessa para o setor e não perdem tempo com explicações que não estejam alinhadas com o objetivo do trabalho executado. Normalmente, esse tipo de treinamento é realizado por meio de plataformas EaD (ensino a distância), para facilitar ainda mais o acesso. Mas também pode ser aplicado em aulas presenciais e semipresenciais.

Outra vantagem para os alunos é o período curto de atenção. Com tantas tarefas cotidianas e outras distrações, há uma dificuldade maior em se concentrar numa determinada tarefa por longos períodos de tempo. É por este motivo que, em cursos mais longos, o recomendado é fazer pausas e intervalos entre um conteúdo e outro. No microlearning não existe essa necessidade, uma vez que as pílulas de conhecimento são transmitidas de forma rápida e prática.

Tal característica pode engajar e motivar ainda mais os funcionários. Quando eles precisam resolver algum problema ou entender algum assunto, podem consultar as informações contidas na plataforma de ensino da corporação. As pílulas de conhecimento podem fazer parte de um treinamento formal ou informal, integrar um curso já existente, como suporte aos funcionários, e até mesmo para tirar dúvidas pontuais.

Para a empresa, também existem vários benefícios. O custo de produção desses conteúdos é menor e há maior facilidade de atualizá-lo, uma vez que trata-se de pílulas de conhecimento. Também pode produzir um alto impacto na organização, já que o microlearning é projetado para fornecer exatamente o que o aluno procura.

A flexibilidade, o formato também é um ponto muito positivo. Apesar dos vídeos curtos serem um dos principais, existem outros, como criação de infográficos, vídeos interativos, animações, ebooks curtos e minigames. E no caso de conteúdos em outras línguas, ainda é possível utilizar ferramentas de tradução simultânea.

Fonte: Divulgação