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Dom, Maio

Ensino via internet é irreversível

Notícias EAD

Dados recentes do Instituto internacional Icef, ligado ao campo da Educação, mostram a rapidez de crescimento do Ensino via internet na maioria dos países ao redor do mundo. O trabalho apontou que alguns países, mesmo antes da pandemia, apresentaram uma tendência ao fomento do ensino remoto em relação ao presencial. Os Estados Unidos lideraram a lista de países onde o ensino via internet mais cresceu, uma tendência que já está sendo seguida por outros países, principalmente na América Latina.

Dados recentes do Instituto internacional Icef, ligado ao campo da Educação, mostram a rapidez de crescimento do Ensino via internet na maioria dos países ao redor do mundo. O trabalho apontou que alguns países, mesmo antes da pandemia, apresentaram uma tendência ao fomento do ensino remoto em relação ao presencial. Os Estados Unidos lideraram a lista de países onde o ensino via internet mais cresceu, uma tendência que já está sendo seguida por outros países, principalmente na América Latina.

Na liderança mundial inconteste em educação on-line, os Estados Unidos apresentam milhares de universidades a distância, com dezenas de milhares de cursos oferecidos. Dados atuais indicam que, no geral, as matrículas em cursos on-line no país já estão se sobrepondo às da educação superior presencial. O fenômeno faz com que hoje 65% das instituições de ensino superior americanas já consideram investimentos em ensino remoto.

Em pesquisa com quase 3.000 faculdades nos Estados Unidos, foi identificado que 34% pretendiam ofertar aulas principalmente online em 2020, 21% em formato híbrido (presencial e remoto), 23% principalmente presencial, 10% totalmente online e 4% totalmente presencial. O volume previsto para investimentos em educação online no país até 2026 é de $ 370 bilhões.

Pesquisa entre faculdades nos EUA mostrou que 33% dos administradores de faculdades afirmaram que continuarão a oferecer opções de cursos remotos e online, mesmo depois que seu campus forem reabertos e as operações normalizadas. Como diretor de educação e tecnologia da Ambra University, percebo que o grande desafio é a preservação da excelência no processo de aprendizagem entre professores e alunos.

O mesmo fenômeno também já é notado no Brasil. Regulamentado há 14 anos, o ensino a distância superou pela primeira vez, a oferta de vagas da educação presencial no país. De acordo com o Censo mais recente da Educação Superior, foram oferecidas 7,1 milhões de vagas a distância, frente a 6,3 milhões de vagas presenciais.

Em dez anos, o crescimento dos ingressantes em EAD no Brasil foi de 226%, contra 19% da modalidade presencial, o número superou as expectativas para no ano 2020. Dados recentes mostram que já são quase 10 milhões de brasileiros matriculados no ensino à distância. O número de matrículas deve dobrar no pós-pandemia. O impulso na modalidade de ensino via internet no Brasil, expôs o quão útil e eficaz é a metodologia e obrigou o fim imediato do preconceito com o ensino online.

Pesquisa da organização Catho Educação no Brasil constatou um aumento de 70% nas matrículas em cursos de educação a distância. O interesse por cursos remotos se elevou em 45%. Na Ambra detectamos um aumento de 40% na procura de brasileiros interessados em se matricular em mestrado nos Estados Unidos – via internet em 2020. Uma mudança paradigmática em um ano de pandemia em que muitos aproveitaram para buscar o sonhado diploma americano.

O ensino via internet é uma realidade irreversível no Brasil e no mundo e deve ganhar um novo impulso no futuro próximo devido a pandemia. Precisamos estar todos atentos a este fenômeno e buscar, principalmente no Brasil, investimentos em tecnologia educacional, conectando as escolas na internet e fomentando essa modalidade de ensino remoto que não vai acabar.

Finalmente, acredito que a próxima mudança será clareza na distinção de instituições/ cursos focados em massificação, oferecendo um ensino sem qualidade, e de instituições/cursos focados em rigor e excelência acadêmica, os quais entregam para a sociedade egressos bem formados e capazes de resolver os complexos problemas das pessoas e das organizações.

A diferença essencial entre um curso de excelência para cursos de diplomação massiva é que, na excelência, os professores, treinados e qualificados, oferecem contato individualizado e apresentam constantemente feedbacks a cada estudante garantindo, que cada um realmente tenha alcançado os objetivos traçados por cada professor em cada disciplina.

*Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.

Fonte: One Vox Press