fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Manual de alfabetização é lançado pelo MEC

Notícias EAD

Material é ligado a curso destinado à qualificação de professores.

Material é ligado a curso destinado à qualificação de professores.

O Ministério da Educação lançou nesta quarta-feira (28) os manuais do Curso ABC, Alfabetização Baseado na Ciência, destinado à qualificação de professores alfabetizadores e alunos de licenciatura de todo o país.

A capacitação é fruto da cooperação internacional, assinada em fevereiro de 2020, entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria de Alfabetização do MEC, a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto, ambos de Portugal.

Durante a cerimônia, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, destacou a importância do projeto como parte das ações de combate ao analfabetismo.

Com abordagem prática e teórica, o Curso ABC é uma capacitação online, com 180 horas de duração. Lançado em dezembro do ano passado com 40 mil vagas, o curso teve grande procura, e o Ministério da Educação passou a oferecer ao todo 180 mil vagas, sendo que 173 mil já estão preenchidas.

O Secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, destaca que, em cinco meses de duração, o curso ABC já é o segundo mais acessado pela plataforma Avamec. E fala sobre a avaliação dos cursos pelos alunos após aplicação de questionário de satisfação.

Os manuais lançados nesta quarta, no Dia Mundial da Educação, foram elaborados por pesquisadores portugueses e contam com conhecimentos para o ensino da leitura e da escrita adaptados ao português do Brasil.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site avamec.mec.gov.br.

Fonte: Radio Agência Nacional