fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

Quais são as vantagens e as desvantagens entre faculdade presencial e EaD

Notícias EAD

O ensino a distância vem se destacando entre as universidades do país, ainda assim, o ensino presencial possui pontos fortes. Confira algumas vantagens e desvantagens entre as modalidades.

O ensino a distância vem se destacando entre as universidades do país, ainda assim, o ensino presencial possui pontos fortes. Confira algumas vantagens e desvantagens entre as modalidades.

Com o surgimento da possibilidade de estudar na comodidade de casa, muitas faculdades passaram a oferecer cursos usando essa nova modalidade. Nesse contexto, o Ensino a Distância (EaD) ganhou espaço em praticamente todas as universidades do país. De acordo com os dados do Censo da Educação Superior, entre 2009 e 2019, o número de matrículas em cursos a distância aumentou 378,9%.

Em meio tantas ofertas, como saber qual modalidade é a melhor? Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma e descubra qual atende melhor às suas necessidades.

Vantagens do EaD

Para começar, vamos falar sobre o EaD. Confira algumas de suas vantagens.

Mensalidades menores

Uma grande vantagem de estudar a distância é o valor que será pago. Nessa modalidade, os cursos são mais baratos, já que a universidade não precisa organizar diversas turmas. O EaD possibilita que centenas de alunos se matriculem em uma única sala virtual.

Aulas virtuais

O ensino a distância retira parcialmente a necessidade de se estar em uma sala de aula todos os dias. Não por acaso essa também é uma vantagem, afinal, você poderá estudar no conforto de sua casa.

Horários flexíveis

Para aqueles que não possuem tempo disponível, o EaD é uma ótima opção. As aulas ficam disponíveis e podem ser assistidas em qualquer horário do dia.

Comunicação facilitada

O ensino a distância retira a necessidade de esperar horas para uma conversa rápida com gestores. No EaD você poderá estabelecer uma comunicação direta com os responsáveis.

Desvantagens do EaD

Entretanto, o EaD também possui desvantagens. Confira algumas delas.

Concentração e desempenho

A dificuldade de se concentrar em uma aula virtual é uma das grandes desvantagens do EaD. O aluno terá inúmeras distrações buscando roubar sua atenção.

Responsabilidade e comprometimento

Devido ao fato de, no EaD, o aluno ter de gerir sua própria rotina de estudos, aqueles que possuem dificuldade para isso passam por problemas. O ideal é que o aluno estabeleça um horário fixo para assistir as aulas todos os dias.

Contato pessoal

Na modalidade EaD, o aluno realizará seus estudos de forma solitária, sem contato pessoal com seus colegas de curso, não ocorrendo interação contínua com seus companheiros.

Vantagens do ensino presencial

Agora que já abordamos sobre o EaD, vamos tratar sobre a modalidade presencial. Veja a seguir algumas de suas vantagens.

Presencialidade

Um grande ponto positivo do ensino presencial é o contato que é possível ser estabelecido entre alunos e professores. Você poderá tirar dúvidas e ter um feedback instantâneo sobre um questionamento ou assunto levantado.

Experiência e convivência

Enquanto no ensino EaD você não terá contato assertivo com seus companheiros, no presencial será diferente. Você poderá desenvolver novas experiências e ampliar sua lista de relações interpessoais.

Infraestrutura

A infraestrutura oferecida por uma boa instituição de ensino faz toda a diferença. Você poderá ter um contato mais profissional com instrumentos e habilidades de seu curso.

Organização da rotina

No ensino presencial você deverá seguir uma rotina pré-estabelecida, retirando a necessidade do aluno ter de gerir seu próprio cronograma de estudos.

Desvantagens do ensino presencial

O ensino presencial também possui suas desvantagens. Confira algumas.

Horários fixos

Para quem não possui tempo para se dirigir, em um horário fixo, todos os dias para a universidade, terá dificuldade em se estabelecer em uma modalidade presencial.

Ritmo a ser seguido

Em uma aula presencial, você deverá seguir o ritmo de seu professor. Se na aula virtual você tem a possibilidade de assistir a vídeo-aula quantas vezes desejar, aqui as aulas terão uma dinâmica a ser acompanhada.

Mensalidades maiores

Enquanto as mensalidades do EaD são menores, as dos cursos presenciais são maiores, tirando, por vezes, a possibilidade do estudante conseguir pagar um alto valor mensal.

Fonte: Revista QB