fbpx

Sidebar

17
Sex, Maio

Aumento de 428% no EAD amplia acesso à educação superior, diz especialista

Notícias EAD

À CNN Rádio, Celso Niskier afirmou que ensino à distância é uma tendência mundial que foi acentuada pela pandemia.

À CNN Rádio, Celso Niskier afirmou que ensino à distância é uma tendência mundial que foi acentuada pela pandemia.

Os cursos de graduação na área de saúde são os mais procurados, de acordo com o Censo da Educação Superior 2020, divulgado pelo Inep.

Entre as dez graduações a distância mais procuradas pelos ingressantes de 2020, quatro são na área de saúde: Farmácia (com crescimento de 416%), Biomedicina (alta de 190%), Nutrição (70,5%) e Enfermagem (30,4%), segundo levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).

Em entrevista à CNN Rádio, no CNN Educação, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, afirmou que essa tendência é mundial e “foi acentuada durante a pandemia.”

“Os cursos do EAD ultrapassaram o presencial em 2020, tivemos encolhimento de 13,9% nessa modalidade e aumento de 428% no ensino à distância”, disse.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Na avaliação de Niskier, este é um avanço positivo “porque os cursos têm uma capilaridade maior, chegam onde o presencial não consegue e dão muitas oportunidades de acesso à educação superior para os menos favorecidos economicamente”.

O especialista destacou ainda que “não existe no Brasil um curso de EAD 100%, sobretudo na área de saúde”: “As disciplinas em EAD têm parte teórica, mas com parte prática no campus, além disso, o MEC mede a qualidade periodicamente e tem muitos cursos que apresentam resultado melhor no EAD do que no presencial.”

Para Celso Niskier, as instituições “investiram muito em software, internet, compraram equipamentos para dar condições de ensino, mas a rede pública patinou um pouco e depende de investimento”.

Fonte: CNN