fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Dia do Estudante 2023: dicas para enfrentar a realidade brasileira

Notícias EAD

O Brasil enfrenta muitos desafios na educação, mas há dicas que podem te ajudar a trilhar o caminho dos estudos.

O Brasil enfrenta muitos desafios na educação, mas há dicas que podem te ajudar a trilhar o caminho dos estudos.

O Dia do Estudante traz muitas reflexões para todos que enfrentam os desafios da vida escolar e acadêmica. Problemas antigos ainda perseguem os estudantes de hoje em dia, como transporte público precário, alto preço dos livros, entre outros. Entretanto, muitas mudanças se apresentam no horizonte com a chegada de novas tecnologias.

Mas será que essas novidades são mesmo capazes de melhorar a vida dos estudantes? Como tirar proveito delas em um país desigual como o Brasil? Essas e outras perguntas vêm junto com as transformações que se apresentam. Para encontrar respostas satisfatórias, é preciso ouvir pessoas da área e refletir sobre o que elas têm a dizer.

A fim de compreender melhor como a tecnologia se relaciona com a educação, conversamos com Camila Cardoso, vice-presidente de Produtos e Serviços Educacionais da Somos. Também, para assimilarmos as consequências que os desafios e soluções têm na vida dos estudantes, fomos ouvir Nayara Sousa, aluna de Medicina na Universidade Federal de São Pualo (Unifesp).

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Desafios e caminhos dos Estudantes
Primeiro, é necessário saber quais os problemas afetam os estudantes. De acordo com Nayara, quando ela era aluna da rede pública de ensino, as principais dificuldades eram a desorganização, a falta de professores e o desinteresse da equipe em fazer acontecer um bom ano escolar.

Quando situações assim se apresentam no contexto tecnológico que o mundo vive, nos perguntamos se há um método de estudo ou alguma ferramenta capaz de atenuar os desafios. Segundo Camila Cardoso, cada aluno tem o seu jeito de aprender, então o certo é desenvolver metodologias capazes de se adequar à realidade de cada um.

Para Nayara, os artifícios que a ajudaram nessa caminhada vieram do mundo online, como informações disponíveis na internet e aplicativos de celular.

Boas notícias no Dia do Estudante
Falar sobre o apoio da tecnologia pode parecer meio vago de vez em quando, como se fosse algum tipo de mágica que resolveria todos os problemas. Mas, já há diversas aplicações práticas e concretas desse suporte. Camila Cardoso comenta sobre escolas que já utilizam tecnologias para identificar as dificuldades dos alunos e corroboram no desenvolvimento de atividades escolares para suprir essas faltas.

A vice-presidente também destaca o acesso remoto a aulas, orientações pedagógicas e livros que otimizam o tempo do estudante e não exigem que ele saia da sua casa.

Nayara comenta da diferença que sentiu quando conquistou uma bolsa de estudos no cursinho privado de pré-vestibular Anglo. Segundo ela, a infraestrutura, os professores qualificados, os materiais didáticos e a disponibilização de um notebook a ajudaram profundamente no processo de preparação para o vestibular.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Debate sobre ensino à distância no Dia do Estudante
Com o afastamento social imposto pela pandemia, o avanço no ensino à distância foi considerável. Mas, até onde ele realmente ajuda?

De acordo com a Camila Cardoso "Sabemos que há muito para avançar, mas não podemos deixar de afirmar que a tecnologia é uma ferramenta que diminuiu as fronteiras de diferentes setores do conhecimento. Na pandemia, ela tornou possível a própria continuidade da formação escolar, ainda que de forma desigual."

Ela também recorda a necessidade de nivelar a situação: "O Brasil vem caminhando em relação ao uso da tecnologia nas escolas, mas ainda é necessário melhorar a infraestrutura e universalizar, para todos os estudantes, o acesso a ferramentas digitais e conexão à Internet."

Para Nayara, que morava longe do cursinho, foi necessário estabelecer uma estratégia híbrida de estudos. Ela diz: "utilizava o notebook do próprio sistema de ensino para ver as aulas, realizar exercícios e tirar as dúvidas online. Basicamente, acordava de manhã e estudava o dia inteiro até terminar tudo que estava programado para o dia."

A futura médica também ressalta a importância de fazer redações e levar para os professores corrigirem, assim como realizar simulados e aprender com todos os erros. No entanto, ela também lembra da importância de relaxar para não cair na exaustão, segundo ela: "eu saia com os meus amigos, no fim de semana, quando me sentia muito cansada".

Dicas de preparação para o Vestibular
Por ser Dia do Estudante, aqui vão algumas dicas de preparação para o Vestibular e de estudos em geral de quem já passou por essa fase e de quem trabalha na área. 

De acordo com Camila Cardoso, o essencial é o estudante identificar o método que mais se adequa ao seu jeito de ser. É necessário testar a eficiência de longas horas de estudo, assim como de horários mais curtos e intermitentes, a fim de descobrir o melhor para você. A partir daí, montar um plano de estudo e verificar a necessidade de fazer reforço onde se tem mais dificuldade.   

Nayara Sousa destaca a importância da persistência "nunca desistir de atingir seus objetivos acadêmicos, pois vestibular, hoje em dia, está muito concorrido e com isso acaba sendo normal as pessoas ficarem anos tentando". Além disso, ela relembra a quantidade de conteúdos que há na internet e que, atualmente, há uma facilidade maior para acessar materiais de estudo com qualidade.  

Fonte: Terra

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel