fbpx

Sidebar

11
Sáb, Maio

Professora pernambucana é selecionada pela CAPES para estudar na Irlanda

Notícias EAD

Educadora passará um ano no país europeu para aprimorar os conhecimentos sobre gestão e liderança escolar A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com carga horária de 360 horas

Educadora passará um ano no país europeu para aprimorar os conhecimentos sobre gestão e liderança escolar A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com carga horária de 360 horas

Compondo um grupo de 30 educadores de 20 estados brasileiros, a professora pernambucana de língua portuguesa Rosana Meira, 40 anos, do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), embarca no dia 16 de agosto rumo à Irlanda. A docente foi selecionada para especialização de um ano em mentoria e liderança educacional na Mary Immaculate College (MIC), dentro do programa de financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com carga horária de 360 horas que ajuda educadores a desenvolverem habilidades sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. O programa é projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.

“Com bastante alegria que eu me proponho a esse momento de aprendizado, representando o CODAI-UFRPE e também o Estado de Pernambuco. Eu fiquei sabendo da existência do edital através dos colegas de trabalho. Foi divulgado na minha instituição, e os colegas me incentivaram, acreditando que eu possuía o perfil para o programa”, conta a professora.

Rosana atua na educação básica e tecnológica ensinando língua portuguesa, mas também é mestre em Teoria da Literatura e doutora em educação. “Meu foco de pesquisa é o ensino da literatura no ensino médio”, conta.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

CAPES E OPORTUNIDADE NA IRLANDA
Este é o segundo de três programas financiados pela CAPES em parceria com a faculdade irlandesa. Em 2019, dezenove diretores e coordenadores de escolas públicas de oito estados brasileiros foram apoiados pela CAPES para fazer o mesmo programa. Espera-se que o próximo edital seja publicado pela CAPES antes do final de 2023.

A própria professora pernambucana já participou de outros programas financiados pela CAPES. “Tive a oportunidade de vivenciar duas outras experiências como essa. Participei do programa de capacitação de professores da CAPES, em 2018, e depois, no mesmo ano, também tive a oportunidade de fazer doutorado nos EUA. Essas duas experiências também geraram um background pra eu poder me capacitar para esse terceiro momento”, relembra a professora.

O Cônsul Geral da Irlanda em São Paulo, Eoin Bennis, vai receber Rosana e os demais educadores brasileiros para um evento de despedida, no Consulado, na véspera da viagem. O cônsul destacou os laços crescentes e importantes entre o Brasil e a Irlanda, inclusive por meio da área da educação.

"A Irlanda passou por grandes avanços econômicos e sociais nas últimas décadas, graças, em grande parte, ao investimento em educação e a um forte compromisso com a excelência, a diversidade e a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. Hoje, a Irlanda, um centro multicultural de inovação e criatividade, representa a economia que mais cresce na Europa. Os brasileiros estão desempenhando um papel muito positivo nisso, com quase 70.000 brasileiros chamando a Irlanda de sua casa”.

A Diretora de Formação de Professores de Educação Básica da CAPES, professora Márcia Serra Ferreira, celebrou as oportunidades geradas por meio das capacitações dos programas educacionais internacionais.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

“Queremos capacitar professores da forma mais completa possível, com uma imersão na Irlanda iniciada já no Brasil. Estamos confiantes que esses 30 profissionais terão uma imensa experiência, e trarão seus aprendizados de volta para suas escolas e o sistema de educação”, afirmou.

UM ANO NA EUROPA
Os trinta educadores estarão na Irlanda de agosto de 2023 a junho de 2024 para completar uma variedade de módulos que incluem: Estilos e perspectivas sobre lideranças; Aprendizagem e tutoria de professores; Liderança e mudança curricular; Liderança no contexto das escolas como organizações, entre outros.

Na fase inicial, 120 educadores foram selecionados para participar em um programa de inglês online de dois meses e aqueles com o melhor empenho foram escolhidos para concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos. Todos os profissionais que concluíram o curso inicial de inglês de oito semanas receberam uma certificação por sua participação no programa de inglês acadêmico.

Fonte: Jc.ne10.uol

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel