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Dom, Abr

Aprendizagem em casa: Como a tecnologia pode ser uma ferramenta útil aos estudantes nesse processo?

Notícias EAD

As inovações tecnológicas têm provocado uma transformação profunda na maneira como os jovens encaram o processo de aprendizagem em casa. Agora, eles têm à disposição uma vasta gama de recursos educacionais online, que vão desde vídeos de instrução até materiais de leitura interativos, além de plataformas que oferecem recursos abrangentes, cobrindo uma grande variedade de assuntos e níveis de dificuldade. Para se ter um panorama sobre esse cenário, segundo o Google, 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar de Inteligência Artificial (IA), sendo que 30% já utilizaram ferramentas com essa tecnologia.

As inovações tecnológicas têm provocado uma transformação profunda na maneira como os jovens encaram o processo de aprendizagem em casa. Agora, eles têm à disposição uma vasta gama de recursos educacionais online, que vão desde vídeos de instrução até materiais de leitura interativos, além de plataformas que oferecem recursos abrangentes, cobrindo uma grande variedade de assuntos e níveis de dificuldade. Para se ter um panorama sobre esse cenário, segundo o Google, 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar de Inteligência Artificial (IA), sendo que 30% já utilizaram ferramentas com essa tecnologia.

Além da Inteligência Artificial, diversas inovações tecnológicas possibilitam que os jovens personalizem sua experiência de aprendizagem conforme suas necessidades e interesses. Algoritmos adaptativos fornecem exercícios e materiais específicos com base no desempenho do estudante, assegurando que recebam suporte onde mais necessitam, promovendo um processo de aprendizagem eficaz, tanto nos períodos em casa quanto nos espaços formais de aprendizagem.

A importância de estudar em casa

A integração tecnológica no ambiente de estudo domiciliar traz uma série de benefícios. Inicialmente, os estudantes ganham acesso a uma ampla variedade de recursos diversificados, incluindo vídeos, simulações interativas e cursos online.

Além disso, a flexibilidade de horário e local proporcionada pelo uso da tecnologia permite que os estudantes ajustem o ritmo de estudo de acordo com suas necessidades individuais, tornando a aprendizagem mais envolvente e estimulante.

Nesse contexto, é crucial considerar a colaboração entre estudantes, professores e colegas, facilitada por ferramentas de comunicação online, fomentando a troca de ideias e a realização de projetos em equipe.

Igualmente, a tecnologia possibilita a personalização da aprendizagem, adaptando cada vez mais o conteúdo educacional às necessidades específicas de cada estudante. Esse enfoque não apenas aumenta a motivação dos estudantes, mas também promove uma maior autonomia na gestão de seu próprio processo de aprendizagem.

Dessa forma, também é importante ressaltar que ao incorporar a tecnologia nesse fluxo, os estudantes desenvolvem habilidades digitais essenciais para o sucesso na sociedade atual, preparando-os para oportunidades educacionais e profissionais em um mundo cada vez mais tecnológico.

Como as tecnologias podem aprimorar a aprendizagem?

Com o objetivo de oferecer ferramentas aos estudantes, diversas tecnologias foram desenvolvidas com o intuito de otimizar o estudo nos ambientes domésticos. Elas possibilitam a colaboração em tempo real, armazenamento na nuvem, comunicação facilitada e recursos remotos, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais eficiente e interativo.

Determinadas soluções oferecem, por exemplo, avaliação e acompanhamento da aprendizagem para escolas, professores, estudantes e gestores. Elas fornecem ferramentas para a criação, aplicação e análise de avaliações, bem como recursos para monitoramento do desempenho dos estudantes, gestão da aprendizagem e planejamento educacional. Atualmente, há plataformas de idiomas que utilizam jogos e exercícios interativos para ajudar os estudantes a praticar e aprimorar suas habilidades linguísticas, assim como tecnologias que oferecem práticas pedagógicas em vídeo e exercícios em uma variedade de disciplinas, desde ciências até história e economia. Outro exemplo são as ferramentas matemáticas, que permitem aos estudantes explorar conceitos de geometria, álgebra e cálculo de maneira interativa.

O papel dos pais e responsáveis na aprendizagem no ambiente domiciliar

Os pais e responsáveis desempenham um papel fundamental na eficácia da aprendizagem de seus filhos em casa. Estabelecer uma rotina de estudo consistente e um ambiente propício, incluindo a criação de um espaço tranquilo e livre de distrações, a definição de horários regulares para o estudo e o apoio à disciplina e ao compromisso com as tarefas escolares, são práticas importantes.

Do mesmo modo, os pais podem se envolver ativamente na trajetória de seus filhos, demonstrando interesse em seu progresso acadêmico, acompanhando suas atividades escolares online e oferecendo apoio e incentivo quando necessário. Isso pode envolver a revisão de tarefas escolares, assistência na resolução de problemas, estímulo à leitura e à pesquisa independente, bem como a celebração das conquistas acadêmicas de seus filhos.

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Os responsáveis também desempenham um papel ativo na comunicação com os professores, participando de reuniões escolares, mantendo-se atualizados sobre o currículo e as expectativas acadêmicas, e compartilhando informações relevantes sobre o progresso e as necessidades dos estudantes.

Um ponto de atenção é o uso saudável da tecnologia em casa, estabelecendo regras e limites claros para o tempo de tela conforme a faixa etária, incentivando o equilíbrio entre o tempo online e offline, e modelando comportamentos positivos em relação ao uso responsável e produtivo da tecnologia.

Desafios na implementação de tecnologias na aprendizagem em casa

Ao implementar tecnologias educacionais no contexto do estudo domiciliar, inúmeros desafios podem surgir. A acessibilidade é um deles, uma vez que nem todos os estudantes têm acesso igualitário a dispositivos digitais confiáveis e uma conexão estável com a internet, criando disparidades no acesso ao conteúdo educacional online.

Superar os desafios de acessibilidade relacionados ao uso de tecnologias no estudo domiciliar requer uma abordagem abrangente e colaborativa, envolvendo políticas, recursos e suporte técnico adequados para garantir que todos tenham acesso igualitário e inclusivo.

A falta de treinamento adequado para estudantes, pais e professores também pode dificultar a utilização eficaz das ferramentas educacionais online, resultando em subutilização ou má compreensão das funcionalidades disponíveis.

Por fim, algo extremamente relevante no contexto atual é a sobrecarga de informações e a possível falta de estruturação do conteúdo educacional online, que podem dificultar a concentração e o foco dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem menos efetivo.

Enfrentar esses desafios requer uma abordagem holística e colaborativa, envolvendo todas as partes interessadas – estudantes, pais, professores e administradores escolares – para garantir que as tecnologias educacionais sejam implementadas de forma inclusiva, eficaz e, acima de tudo, com propósito.

Cuidados éticos e de segurança na era digital

O uso de tecnologias no estudo domiciliar também traz consigo várias preocupações éticas e de segurança que precisam ser consideradas. A privacidade dos dados dos estudantes é uma delas, especialmente tratando-se de plataformas online que coletam informações pessoais. Existe o risco de que esses dados sejam compartilhados ou utilizados de maneira inadequada, violando a privacidade dos estudantes e suas famílias.

Adicionalmente, questões relacionadas à segurança cibernética são uma preocupação, pois o aumento do uso de dispositivos digitais e conexões à internet pode aumentar a vulnerabilidade a ataques cibernéticos, como phishing, crime cibernético que utiliza links maliciosos para roubar informações pessoais e confidenciais, ou malware, um tipo de software malicioso que rouba dados.

Ademais, a dependência excessiva de tecnologias digitais pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, isolamento social e vício em tela, especialmente em crianças e adolescentes. Portanto, é importante impor limites no controle do tempo de tela, supervisionar o tipo de conteúdo acessado, verificando se os materiais de estudo são apropriados para a idade.

Embora o processo de aprendizagem em casa envolva o uso de tecnologia, os pais devem incentivar seus filhos a participarem de atividades offline, como leitura de livros físicos, jogos de tabuleiro em família e atividades artísticas, para garantir um equilíbrio saudável entre o mundo digital e o mundo real. Manter uma comunicação aberta e honesta com os filhos sobre o uso da tecnologia é essencial.

Para mitigar essas preocupações éticas e de segurança, é fundamental implementar políticas e procedimentos robustos de proteção de dados e segurança cibernética, garantindo a transparência no uso de tecnologias educacionais e a proteção da privacidade dos estudantes.

De igual forma, é essencial fornecer suporte e recursos adequados para garantir que todos tenham acesso igualitário a tecnologias educacionais e promover o uso equilibrado dessas tecnologias para evitar efeitos negativos na saúde mental e bem-estar dos estudantes e promover uma aprendizagem em casa mais consciente e saudável.

Créditos: Graziele Cestarolli Ortega, Analista de Tecnologia Educacional da Rede de Colégios Santa Marcelina

Fonte: Jornal Dia a Dia