fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

O rápido avanço tecnológico no campo da educação

Notícias EAD

Atualmente, percebemos que o rápido avanço tecnológico nos traz grandes impactos no campo da educação, um deles é o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino/aprendizagem, alterando o uso do tempo e espaço, no ensino tradicional.

Por meio dele, prevemos que alunos e professores estão frente a frente em uma mesma sala de aula e a forma principal de aquisição do conhecimento é através do educador que repassa seu ensinamento ao educando. É o que Paulo Freire, conhecido educador brasileiro chama de “educação Bancaria”.

No ensino que se apropria das novas tecnologias acredita-se em uma outra concepção: - professor e aluno não necessitam estar juntos no mesmo local porque a tecnologia anula as distâncias, é a possibilidade de acontecer uma aula fora da sala de aula convencional, surgindo assim, um novo conceito de sala de aula on-line.

Essas novas possibilidades e concepções permitem o aparecimento de uma nova modalidade de ensino – Educação on-line, que faz uso de uma tecnologia avançada como o computador e a internet. Como exemplo de educação on-line temos o e-learning e o mobilelearning (m-learning). A diferença entre eles esta na mobilidade que o m-learning proporciona.

O e-learning possibilita a comunicação on-line simultânea, ou não entre, professor e aluno, mas limita o uso da tecnologia a espaços com condições especificas para seu uso. Assim, o chat, vídeo conferencia, web conferencia, exigem determinado tempo e espaço para seu uso (e-learning síncrono), o e-mail e o fórum dispensam a simultaneidade dos tempos, embora ainda exijam um espaço adequado para uso da tecnologia (e-learning assíncrono).

Já o m-learning liberta o usuário das condições pré-determinadas no tempo e espaço para o uso da tecnologia, dando assim uma mobilidade de ensino. Permitindo o conceito de uma aprendizagem móvel onde o aluno se torna realmente dono de seu tempo de estudo utilizando a concepção anytime/anywere.

Mas isso é assunto para um próximo post, afinal ainda há muito que se discutir, em especial sobre mobile lerarning .