fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Moodle - O Bloco Administração ou Navegação sumiu!

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

É mais comum do que parece, umas das primeiras coisas que um novo usuário faz ao entrar no Moodle como admin é “fuçar” mexer em tudo, e sem dúvidas esta é uma das maneiras de aprender a mexer no Moodle.

Porém entre clique em botões, links e configurações há muita coisa em que você percebe que não deveria ter mexido, trata-se dos dois blocos laterais “Navegação” e “Administração”. Acredito que na tentativa de deixar o ambiente mais clean (limpo) o administrador apaga alguns blocos que são carregados nativamente, entre eles os dois citados. Acontece que diferente dos demais estes dois blocos somem e fica difícil a sua reativação, em alguns casos chegando ao desespero de uma nova instalação.

Para aqueles que já se depararam com este problema:

Sumiu o bloco administração!

Sumiu o bloco navegação!

Eis a solução:

  1. Acesse a administração dos blocos que poderá ser feito pelo menu “Administração do site” porém para aqueles que excluíram o bloco, copie e cole a URL a seguir modificando endereço do Moodle pela sua URL: http://Endereço-do-seu-Moodle/admin/blocks.php

  2. Você verá uma tabela com todos os blocos disponíveis no Moodle, procure pelo bloco Administração do site ou Navegação (bloco que você apagou), na mesma linha há um ícone de cadeado fechado, clique para abrir o cadeado.

  3. Volte a página inicial do seu Moodle, com a edição ativada, vá em “Adicionar um novo bloco” procure pelos blocos e adicione-o novamente.

  4. Recomendo que retorne as configurações padrões (cadeado fechado).

Espero que eu tenha ajudado a resolver o seu problema, e não esqueça de curtir nossa página e fazer um comentário.

Obrigado,
Marcelo Claro