fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Moodle 3.3 – Tudo o que você precisa saber sobre este incrível lançamento.

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Finalmente a mais nova versão do Moodle foi lançada no último dia 15, e como não poderia ser diferente, repleto de novidades. Descubra esta novidade do LMS mais usado no mundo!

Aproveito esse artigo para agradecer todos os desenvolvedores Moodle, comprometidos e dedicados, sem eles nada disso seria possível.

Há novidades para todos, alunos, professores e administradores. A primeira da lista, em minha opinião é a mais atraente, embora as demais também sejam excepcionais.

1. Integração facilitada com o Google G Suite e Office Suite: agora de maneira mais simplificada e com a integração você poderá incluir seus arquivos e documentos diretamente do Google Drive ou do Microsoft Office. Além de usar a credenciais Microsoft, Google ou Facebook para realizar login na plataforma.

Moodle3.3 1
2. Painel personalizado: o Moodle 3.3 permite em seu novo painel organizar e exibir os cursos como você desejar, dar uma rápida espiada nas tarefas e mensagens atuais, verificar o progresso do curso e ver atividades futuras.

Moodle3.3 2

3. Fonte Awesome: é um estilo de fonte com ícones, mais de 470 deles. Traz diversos benefícios, como carregar mais rapidamente nas páginas. É responsivo se ajustando a qualquer tamanho de tela, além de deixar seu ambiente mais agradável.

Moodle3.3 3

4. Suporte a Emoji: dispensa apresentações por ser comum nas redes sociais e nos smartphones, acompanhando as tendências. O Moodle mais uma vez na frente!

Moodle3.3 4

Novas possibilidades para os professores

5. Definir um lembrete: ao criar uma atribuição, agora você poderá definir um lembrete com data e hora para alertá-lo na visão geral do curso.

Moodle3.3 5

6. Tipos de arquivos: você também poderá definir nas configurações quais os tipos de arquivos (formatos) os alunos poderão submeter.

Moodle3.3 6

7. Colapsar / Minimizar comentários: agora você poderá comentar com maior liberdade, sem aquele medo de poluir o texto do aluno e dificultar sua leitura com tantos comentários. O recurso agora permite ao professor “recolher” o comentário.

Moodle3.3 7

8. Conclusão de atividades: como professor você poderá editar e atualizar as configurações de conclusão de atividades em seus cursos.

9. Arrastar e soltar: recurso magnífico! Basta arrastar e soltar qualquer tipo de conteúdo, do seu desktop, por exemplo, diretamente para o Moodle. Esta ação certamente irá dar ganhos notáveis na produção de um curso.

Moodle3.3 9

10. Atividades escondidas: você poderá criar uma atividade e deixá-la disponível ao aluno, mas não mostrada diretamente como ocorre com as demais atividades. Você poderá criar uma atividade, escondê-la dentro de outro recurso e colocar um link apontando para esta atividade, como por exemplo, um questionário (oculto) dentro de um fórum.

Recursos para administradores

11. Autenticação OAuth2: o Moodle 3.3 adiciona suporte para o Login usando o Google / Microsoft / Facebook ". A sessão autenticada pode ser compartilhada com repositórios como o Google Drive ou o Office 365 sem a necessidade de se autenticar novamente.

12. Conversores de arquivos de documentos: a partir do Moodle 3.3, plugins podem ser instalados para converter submissões enviadas em formato PDF para que os professores realizem anotações. Unoconv está disponível como um conversor de documento padrão.

13. Suporte melhorado a MySQL: suporte aprimorado de caracteres unicode multibyte em bancos de dados MySQL. Significa que idiomas como japonês, chinês e coreano trabalham com mais naturalidade - e caracteres emoji são suportados em todo o site.

14. Nova configuração do modo "Stealth": uma nova configuração de administração estende a funcionalidade para vincular as atividades sem mostrá-las na página do curso.

É isso! Em breve realizaremos novos testes e traremos mais novidades não só de implementação, mas também de desempenho.

Lembre-se da importância do backup antes de qualquer atualização e que a equipe da Madri Produções faz atualizações e instalações Moodle em versões atuais estáveis.

Espero que este artigo tenha deixado você com os dedos coçando, inspirado e já sabe, se precisar de ajuda fale comigo aqui pelos comentários ou através do fórum do blog.


Obrigado pela leitura!

 

moodle3.3 cupom

Marcelo Claro
Publicado em: 16/05/2017