fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Moodle como suporte às aulas presenciais

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Recentemente a UFOP divulgou que usa o Ambiente Virtual de Aprendiazgem (AVA) Moodle como suporte para suas aulas presenciais, relacionamento entre professor e aluno e liberação de conteúdo como suporte a sala de aula. Mas como isso é possível?

O Moodle é uma plataforma completa que oferece diversas ferramentas para a educação à distância. Open source e gratuita, ou seja,  você poderá usá-la livremente e fazer customizações para que atenda necessidades especificas da sua instituição, ela ainda, oferece a possibilidade de inserção de vídeos, pdf’s, atividades, biblioteca além de diversos outros recursos como questionários e fóruns que podem ser usados como avaliativos ou para dúvidas.

É possível no Moodle manter um banco de questões que podem ser colocados em diversos cursos simultaneamente. É possível separar os alunos por turmas, grupos ou agrupamentos além de determinar como será a progressão do aluno na plataforma e no curso.

Cada aluno inscrito (e essa inscrição pode ser feita através de um plugin de pagamento, em lote, manual ou por auto-inscrição) pode deixar sua plataforma com suas informações: foto, telefone e email. No Moodle pode ser liberado um pdf com instrução para um trabalho por exemplo e até fazer uma aula online caso o professor precise que seja feita desta forma.

O Moodle pode ser usado como suporte por todos os motivos que o faz completo para EAD. O aluno pode ter acesso a todas suas notas, faltas e manter todas as informações unificadas!

Mas, o que a universidade ganha com isso?

Da mesma forma que o aluno mantém as informações em apenas um lugar, os professores também. Eles podem montar as informações para seu curso e disponibilizá-las a diversas turmas simultaneamente, além de poder manter um backup daquele curso para turmas futuras! A universidade ganha pontos com isso. Pode enviar seus comunicados, e-mails e lembretes pela plataforma, além de manter a administração (operacional) sob seu domínio. O professor terá acesso somente ao que diz respeito à sua matéria. Parece incrível, não?

E sem pegadinhas. Uma equipe dispersa por todo o mundo melhora cada vez mais o Moodle. E ele está aí, para inovar sua universidade, sua sala de aula online ou seu treinamento online. Basta usar a imaginação e colocar o projeto em prática.

Saiba mais sobre o Moodle, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

Conheça nossos Cursos Moodle!! https://seumoodle.com.br/

Facebook: www.facebook.com/moodlelivre
Youtube: www.youtube.com/moodlelivre
Instagram: @moodlelivre
Linkedin: www.linkedin.com/company/moodlelivre

Obrigado, 

Marcelo Claro