fbpx

Sidebar

18
Sáb, Set

Como criar um curso online do zero

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Criar cursos online pode parecer uma tarefa fácil e simples, na qual qualquer pessoa, com algum conhecimento específico pode se tornar um case de sucesso. Mas não é bem assim. Claro, você é um especialista ou alguém que conhece muito sobre um determinado assunto e isso por si só já é um grande passo.

Criar cursos online pode parecer uma tarefa fácil e simples, na qual qualquer pessoa, com algum conhecimento específico pode se tornar um case de sucesso. Mas não é bem assim. Claro, você é um especialista ou alguém que conhece muito sobre um determinado assunto e isso por si só já é um grande passo.

Sinto−me à vontade até para afirmar que você já tem cerca de 70% do necessário: um bom conteúdo. Mas calma isso não é tudo (ou 100%). A maioria das pessoas, empresas ou instituições que pensam no EAD (Ensino a distância), já possuem o conteúdo ou sabem da sua importância, portanto estão no mesmo patamar que você, ou seja, também têm 70% em mãos. E os 30% restantes, que pareciam ser menos importantes, afinal é a menor fatia, passou a ser o diferencial de mercado. Em outras palavras você precisa ter mais do que apenas o seu ótimo conteúdo para ser visto, lembrado e compartilhado.

Muito conteúdo ruim é distribuído na internet com o nome de curso online. Criar um plano de aula, um curso propriamente dito, é algo complexo que deve ser feito com muito cuidado. Você que é professor sabe do que estou falando. Em minha opinião, um curso não se resume a um pdf e questionário de conclusão. Há quem discorde, mas falo isso com a propriedade de quem trabalhou diretamente com mais de 3.000 profissionais em capacitações sobre o mercado EAD além de centenas de projetos diretos em salas de aula online.

Num curso online de sucesso, são os detalhes que fazem a diferença. O valor a ser investido é importante sem dúvida, mas não é tudo. Há muitos bons cursos que iniciaram com baixo investimento, e fizeram isso focando nos detalhes, no cuidado, usando o que tinham da melhor forma.

QUAIS AS VANTAGENS DE CRIAR CURSOS ONLINE?

QUALIDADE NOS CURSOS ONLINE

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA AULAS ONLINE

EXEMPLOS DE RECURSOS PARA SALA DE AULA VIRTUAL

AVALIAÇÕES PARA EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

TRABALHOS EM GRUPO NO ENSINO ONLINE

PLATAFORMA LMS E GESTÃO DE CONTEÚDO PARA EAD

ELEGÂNCIA E CUSTOMIZAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA

GAMIFICATION

 Vamos começar? 

QUAIS AS VANTAGENS DE CRIAR CURSOS ONLINE?

Por incrível que pareça a maioria das pessoas que desenvolvem seus cursos online não aproveitam seu potencial ou por não o conhecer ou simplesmente porque o resultado já atendeu a primeira expectativa, ao objetivo inicial, aquele pelo qual o curso online foi lançado.

Há duas perspectivas que devemos olhar quando falamos em vantagens em criar cursos e distribuí−los online: a do aluno (consumidor) e a do proprietário (administrador, autor, professor). Para o aluno, é evidente que o fator tempo tem sido um grande diferencial. O EAD proporciona ao estudante horários flexíveis, carga horária de estudos dosada de acordo com sua disponibilidade de tempo ou esgotamento físico, além da possibilidade de cursar escolas ou instituições de ensino de qualquer lugar no Brasil ou do Mundo, mesmo que este resida em lugares afastados. Em alguns casos os cursos online têm tido um preço mais atraente devido à concorrência, e isso abre mercado para alunos com menor condição financeira, que economizam no investimento a ser feito no curso, como também nos gastos com locomoção.

No outro lado, o de quem oferta os cursos, também há vantagens como a possibilidade de atingir um maior número de alunos, uma vez que independe de sua localização física, pois o aluno poderá ser um consumidor do seu conteúdo, onde quer que ele esteja. Se sua modalidade de oferta for vender cursos, você poderá vender a qualquer dia e horário e seu aluno terá acesso imediato ao conteúdo do curso, diferente de uma escola física. Sua loja de vendas, assim como sua escola nunca estarão fechadas, o funcionamento será 24h/7dias - 365 dias no ano.

E no meu entender, esta é umas das grandes vantagens. Ter seu negócio funcionando mesmo se você estiver de férias em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Acredite, é uma experiência incrível!

Tudo isso não é algo distante, é palpável e possível. Basta você ter um ou mais conhecimentos ou habilidades específicas e transformar isso em conteúdo, e a receita é simples, coloque sua essência, vontade, trabalhe para que tenha um ambiente e conteúdo de qualidade.

QUALIDADE NOS CURSOS ONLINE

Qualidade não está diretamente ligado à quantidade.

Ter um curso extenso, com grande volume de material para o aluno, não significa necessariamente que você tem um bom curso.

Inserir em seu curso material que não agrega valor ou mais do mesmo só para “encher linguiça” irá desmotivar seus alunos. Pense, releia seu material, tire dele tudo que for desnecessário, seja mais objetivo e focado naquilo que seu aluno procura. Evite informações genéricas, trate os assuntos com uma abordagem diferente, seja mais específico. Lembre−se de que você, professor, não está em uma sala de aula física, e de que o aluno, naquele momento não está com você fisicamente. Sendo assim, quanto menor for o sentimento de estar só, mais conectado ao conteúdo ele estará. Use alguns recursos de apoio. Vídeos têm tido uma grande aceitação, portanto não deixe de usá−los, seja como material complementar ou mesmo no conteúdo do curso.

Independente dos recursos que irá utilizar lembre−se que quantidade não determina qualidade. Assim, 2 minutos de duração em um vídeo podem ser tão bons ou até melhores que 30 minutos de vídeo cansativo e com conteúdo que não agrega valor.

Tudo irá depender do seu conhecimento sobre o público a ser atingido, pois será você que irá definir aquilo que é excesso, exagero ou desnecessário. Você é o especialista e é neste momento que você deverá se destacar, pois é onde você tem mais propriedade. Mas a qualidade de um curso não está toda centrada no seu conteúdo. Falamos pouco até aqui, mas o ambiente LMS (Learning Management System), assim como os recursos e atividades que serão usadas têm essencial importância, até porque esses recursos têm como finalidade diminuir a carga de textos e dar um pouco mais de dinamicidade ao curso, tornando−o mais interativo e mais vivo, de forma a prender a atenção e engajar o aluno.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA AULAS ONLINE

Não hesite ao pensar na utilização de recursos. Há muitos disponíveis gratuitamente que irão agregar muito ao seu curso online. Sim, eu sei, o seu conteúdo é muito bom e ele por si só fará o aluno aprender tudo o que precisa! Mas espere... vivemos em uma realidade bem diferente de alguns anos atrás. Estamos conectados a todo momento e a milhares de conteúdos distribuídos livremente. Oferecer ao seu aluno um PDF com todo o conteúdo somente pode não ser o suficiente. É necessário oferecer seu conteúdo de forma dinâmica, interativa e que ofereça a melhor experiêmncia ao usuário. Lembre-se que quanto mais interatividade o aluno encontrar, mais engajado ele permanecerá. Videos, podcasts, e-book, audiobooks, jogos podem ser utilizados além de muitos tipos de atividades de interação!

O padrão mais comum é um PDF, um vídeo seguido de um questionário. De fato não há nenhum problema nisso, mas como eu disse, esse tem sido um padrão, e você pode e deve fazer diferente, com a finalidade de conquistar novos e mais alunos engajados.

Para os PDF's, uma sugestão é diminuir o numero de páginas e oferecer um design mais atraente. Produza mais vídeos curtos, podcasta (uma narrativa de parte do seu conteúdo), Faça provocações através de infográficos, Promova debates em fóruns! A ferramenta WIKI é sensacional e faz com que o aluno interaja no ambiente e busque informações fora dele. Essas são ações simples e eficazes, que farão seus alunos interagirem em seu ambiente, assim o engajamento e a imersão serão inevitáveis.

E, se você tem um pouco mais de tempo ou recursos financeiros, aplicar a estratégia de games em seu ambiente (gamification) será um diferencial incrível.

EXEMPLOS DE RECURSOS PARA SALA DE AULA VIRTUAL

Estimule seus alunos a debater exemplos da vida real, crie provocações, convoque seu aluno a discutir situações do cotidiano que o aproximem do conteúdo.

Se você conseguir associar seu conteúdo ao cotidiano do aluno ou a um fato atual, seja político, econômico ou social, certamente você irá criar um grande debate e troca de ideias, tornado riquíssimo o aprendizado de seus alunos.

“O educando se torna realmente educando quando e na medida em que conhece, ou vai conhecendo (...), e não na medida em que o educador vai depositando nele
a descrição dos objetos, ou dos conteúdos.” (FREIRE, 1992, p.47)

A atividade fórum e/ou a atividade Wiki são excelentes ferra

mentas que poderão auxiliá−lo nesse processo.

AVALIAÇÕES PARA EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

DICA: Crie questionários ou mini avaliações no final de cada módulo. Aqui vale também atividades interativas! Não precisam ser obrigatórias, mas ofereça a possibildiade de o aluno consumir este recurso.

Pequenos questionários avaliativos no final de cada módulo irão auxiliá−lo, como professor, a acompanhar a evolução do aluno em relação ao aprendizado e ainda lhe dar a oportunidade de repensar parte do seu conteúdo se algo diferente do esperado for identificado nas respostas.

Pense em questionários com 3 ou 5 questões entre os módulos, nada complexo, perguntas fáceis. Há questionários com recursos bem divertidos, como arrastar e soltar, ligar pontos e até forca, use−os! O objetivo agora é apenas identificar a interação do aluno no ambiente. Na medida em que o aluno for avançando de módulo, sutilmente aumente o número de questões e o nível de dificuldade. Aproveite plugins do seu ambiente virtual de aprendizagens que tragam interação como o H5P faz na plataforma Moodle, oferecendo cruzadinhas, associação de imagens, etc.

Emita relatórios desses questionários e você saberá exatamente em que situação está seu aluno. Parabenize aqueles que estão avançando no tempo esperado e ofereça ajuda para aqueles que estão com alguma dificuldade em avançar.

TRABALHOS EM GRUPO NO ENSINO ONLINE

Incentive trabalhos ou discussões em grupo, faça isso dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Atividades nesse sentido trazem mais “vida” a sala de aula online. Mesmo que seu modelo de curso seja não mediado por um professor, abra um fórum de discussão livre, como por exemplo, o “Fórum café”, no qual os participantes poderão falar sobre qualquer assunto. Inicie você (moderador, professor ou administrador) o fórum, fazendo a apresentação do curso e da turma, instigue os alunos a se apresentarem, falando um pouco sobre eles.

Mas não deixe de acompanhar as postagens com certa frequência, para evitar mensagens fora de contexto. 

PLATAFORMA LMS E GESTÃO DE CONTEÚDO PARA EAD

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google pelo termo do título deste tópico, irá encontrar dezenas de ocorrências para plataformas LMS. Há uma grande diversidade de pagas, gratuitas, open source, trial. Todos têm o mesmo propósito: ser um ambiente de gerenciamento e entrega de conteúdo educacional.

A escolha irá depender de alguns fatores, entre os quais eu destaco como principais:

  • Valor de implementação e manutenção mensal
  • Recursos disponíveis
  • Gosto pessoal
  • Evolução da plataforma
  • Possibilidade de customização

Se você ainda não sabe que plataforma utilizar, recomendo testá−las. Na maioria das plataformas pagas você consegue acesso trial que irá permitir experimentá−las por um tempo.

A plataforma mais conhecida e utilizada em todo o mundo é o AVA MoodleMoodle, que é open source, portanto você poderá customizá−la para que atenda às suas necessidades.

Outra vantagem é a quantidade de recursos e plugins disponíveis. Posso afirmar sem medo de ser contestado, que hoje se trata da ferramenta LMS mais completa, estável e segura. Afirmo isso com base em sua estrutura de desenvolvimento, comunidade envolvida, o constante número de atualizações e melhorias apresentadas todos os anos.

Entre diversas funcionalidades posso destacar aquelas que mais gosto e melhor conheço, como: Questionário, Certificado, Wiki, Blog, Fórum, Chat, Gamification, Glossário, Avanço condicionado, web conferência. Há ainda a possibilidade de customização e integração com gateways de pagamento, Loja Virtual, Portal Educacional, Redes sociais etc.

ELEGÂNCIA E CUSTOMIZAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA

Cuidado!! É extremamente fácil pecar neste ponto. Você precisa de um ambiente e de um curso esteticamente atraentes, sem exageros, sem excessos. O design do ambiente, assim como do curso, devem ser pensados, se possível por um profissional de design. Porém, nem sempre ha essa possibilidade.

Havendo necessidade de cuidar sozinho do layout, lembre−se sempre da regra de que “menos é mais”. Seja simplista, defina sua paleta de cores e imagens leves visualmente. Evite gifs animados quando estes não tiverem um objetivo claro de informar, blocos laterais que não serão usados, etc

Assim como em um livro, deixe “respiros visuais”. Para isso, faça uso de ilustrações, imagens e ícones. Há bancos de imagens gratuitos de excelente qualidade.

GAMIFICATION

Nosso cérebro já está condicionando a esses estímulos e sempre aguarda ansioso por mais.

Quando você posta uma foto ou escreve algo nas redes sociais, acompanha quase que em tempo real os likes e compartilhamentos. No Waze, você muda de status de acordo com suas interações. Você ganha milhas ou pontos quando usa seu cartão de crédito, e por aí vai. Todas essas premiações geram um efeito de bem−estar, de orgulho, incentivando−nos a querer ganhar mais.

Na EAD, trabalhar com emblemas, badges, medalhas ou troféus é algo de fácil aplicação e poderá, com alguma criatividade, ser usado em qualquer plataforma. Em algumas, como o Moodle, este já é um recurso nativo, o que facilita e aumenta a capacidade do recurso.

Crie um mecanismo de premiação, como por exemplo, se em um questionário de peso 10 cuja nota de corte é 7,0 e o aluno tirar nota 7,0 configure a plataforma para entregar uma medalha bronze junto com uma mensagem amigável, estimulando o aluno a melhorar. Por outro lado, se o aluno tirar nota 10 entregue a ele a medalha de ouro e dê os “parabéns, continue assim”. Você também poderá montar um pagerank e manter uma lista com o Top 5 no quadro de medalhas.

Uma ideia de simples aplicação, mas que dará outra dinâmica ao seu ambiente.

Progredir, inovar buscar conhecimento, o ser humano sabe o quanto isso é fundamental para seu equilíbrio na sociedade. A educação sempre teve papel importante nesse contexto que aliada as inovações tecnológicas nos trouxe facilidades, abriu um leque de possibilidades, entre elas o ensino a distância. Não existe uma receita única, mas sim experiências das quais um pouco eu compartilhei com você, a partir deste ponto um pouco do que é meu está em você, que sofrerá uma transformação capaz de modificar o saber de outras pessoas.

Se você chegou até aqui, é porque você tem um objetivo, você tem um saber único, da sua forma com sua essência, aproveite este dom, estas suas habilidades e faça acontecer não é um caminho fácil, mas é prazeroso.

Aproveite para consumir todo o conteúdo que nosso blog e redes sociais entregam gratuitamente!

Sucesso e boa produção!

Saiba mais sobre o Moodle, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação!

Cursos: https://expertead.com
Facebook: https://www.facebook.com/mlnoticiasead
Youtube: https://www.youtube.com/teceduca
Instagram: @mlnoticiasead
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mlnoticiasead
Blog: https://www.noticiasead.com.br

Obrigado,
Marcelo Claro

 SERVIDORES ESPECIALIZADOS EM EAD

LOJA VITUAL COMPLETA PARA SEUS CURSOS ONLINE

CURSOS SOBRE A PLATAFORMA MOODLE E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Aproveite para assinar nosso Canal no Youtube e se precisar de ajuda fale comigo aqui pelos comentários.