fbpx

Sidebar

20
Sex, Maio

Como escolher sua plataforma de EAD gratuita?

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Existem diversos motivos para optar por um LMS gratuito, um deles é não ter um gasto recorrente além do curso de implantação ou percentuais grandes de comissão para as plataformas que hospedam seu curso.

Existem diversos motivos para optar por um LMS gratuito, um deles é não ter um gasto recorrente além do curso de implantação ou percentuais grandes de comissão para as plataformas que hospedam seu curso.

Principalmente para infoprodutores ou profissionais que estão começando com cursos online, ter uma boa plataforma de educação a distância que permita engajar, interagir e acompanhar seu aluno vão fazer muita diferença. Algumas delas com um pouco de estudo podem deixar seu conteúdo incrível e sem valores recorrentes.

Vamos apontar quais são os principais desafios de escolher um LMS gratuito e ainda quais são as 4 opções mais interessantes para que você possa escolher entre elas.

Quais os principais vantagens do ambiente virtual de aprendizagem gratuito?

Está claro que quase todas as plataformas LMS que são gratuitas nasceram do espírito de colaboração da comunidade open source. Isso quer dizer que seu código aberto conta com desenvolvedores de diversos locais e com diversas necessidades ou interesses que enriquecem a plataforma, diferente de uma plataforma proprietária que é feita por uma empresa e seus próprios desenvolvedores. Nesta situação, você depende apenas de um fornecedor e se este não atender sua demanda você não poderá migrar para outro com o mesmo 'produto'.

Graças ao interesse de uma parte da comunidade de programação que acredita que programas de computador devem ser livres e gratuitos para todos e trabalham gratuitamente em plataformas para garantir que isso efetivamente ocorra, muitas dessas plataformas existem. E para o problema acima citado, muitas vezes é possível mudar de prestador de serviço sem perder o que ali estava pronto e funcionando. Uma plataforma com mais adeptos possui uma comunidade mais desenvolvida e, por consequência, oferece mais ajuda e até serviços caso você queira terceirizar qualquer tipo de trabalho para ela.

Se você deseja utilizar uma plataforma de educacão gratuita, a melhor ideia é procurar por uma que já seja amplamente usada e que possui vasto conteúdo online, pois assim é mais fácil conseguir ajuda caso você fique perdido ou ainda se veja na mão de poucos profissionais especializados em um ambiente virtual de aprendizagem menos usado. 

Quais são as LMS mais comuns do mercado?

LMS Chamilo

Assim como a plataforma Moodle,a LMS Chamilo também é uma plataforma Open Source, resultado de uma cooperação Internacional e traz uma série de vantagens interessantes para quem a utiliza.

Por ser mais recente, a LMS Chamilo ainda não possui a quantidade de usuários da plataforma Moodle e, por consequência, tem menos suporte e pode ser mais difícil de personalizar se você tem menos interesse.

Canvas LMS

A Canvas LMS traz como principal diferencial um trabalho maior na qualidade gráfica tanto do layout para o cliente/aluno quanto para o professor.

Como não podia deixar de ser, isso traz um porém, pois a Canvas é o que chamamos de “Freemium”, ou seja, para usar além das funcionalidades mais básicas da plataforma, é necessário pagar.

Plugin de LMS para Wordpress.

Esta foi uma das últimas aplicações possíveis para quem deseja LMS de forma mais gratuita possível. 80% dos sites na internet são sites Wordpress, então com esses plugins é possível a  inclusão de uma plataforma de E-learning diretamente em um site.

A principal desvantagem desse tipo de aplicação é que isso costuma deixar os sites wordpress bem lentos, o que pode se tornar um problema.

Plataforma Moodle

A plataforma Moodle é mais utilizada no mercado e a que tem a melhor e mais completa rede de apoio, isso porque ela foi a primeira plataforma LMS oferecida em regime Open Source.

Portanto, é totalmente viável colocá-la como a melhor e mais aceita do mercado atual. Nós mesmos, inclusive, temos tanto uma comunidade (StartEAD) quanto uma loja integrada (StartEAD) oferecendo diversas soluções para a plataforma Moodle. As soluções nasceram depois de anos de aprendizado com situações reais e com a necessidade de mais de 15 anos atuando no segmento EAD.

A plataforma Moodle é totalmente customizável, além de oferecer suporte para integração com diversas outras plataformas como o Wordpress, por exemplo. É possível da própria plataforma criar um site com todas as informações do seu negócio. Se tiver dúvidas de como isso pode acontecer, assista o vídeo abaixo.

customizacao moodle

https://youtu.be/3Xdj-W0mP7o

Em resumo, ao escolher entre essas e outras opções do mercado, é importante levar em consideração a quantidade de trabalho disponível para investir na plataforma e o quanto você pode evoluir a plataforma “on the fly”.

Se precisar de qualquer informação sobre a plataforma Moodle, não se esqueça de nos consultar!

site no wordpress integrado no moodle

 

O que você achou deste conteúdo? Comente com a gente e confira os cursos e outras informações na Expert EAD, a plataforma mais completa para criadores de cursos online.

SERVIDORES ESPECIALIZADOS EM EAD

LOJA VITUAL COMPLETA PARA SEUS CURSOS ONLINE

CURSOS SOBRE A PLATAFORMA MOODLE E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

 NOTA: Antes de mexer nas configurações do seu moodle realize backup da sua plataforma.

Aproveite para assinar nosso Canal no Youtube e se precisar de ajuda fale comigo aqui pelos comentários. 

____________

Saiba mais sobre o EAD, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

Quer ser um Expert EAD? Acesse: www.expertead.com

Facebook: https://www.facebook.com/mlnoticiasead
Youtube: https://www.youtube.com/teceduca
Instagram: @mlnoticiasead
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mlnoticiasead
Blog: https://www.noticiasead.com.br

Obrigado,
Marcelo Claro