fbpx

Sidebar

28
Dom, Abr

Colocar o Google Analytics no Moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Para quem já tem certa familiaridade com o Moodle sabe que ele possui um sistema de relatórios muito bom, embora na minha humilde opinião tenha muito a melhorar, mas ainda sim nos traz dados importantíssimos. Então porque usar o Google analytics?

Primeiro porque algumas instituições já solicitaram esse trabalho a nós, no começo até achamos meio estranho, mas depois entendemos a necessidade.

Segundo porque nos traz resultados diferentes daqueles gerados pelo Moodle, a intenção não é substituir mas sim complementar o sistema, já que o Analytics nos traz diversas possibilidades.

Como por exemplo, podemos conhecer melhor como os acessos são feitos, de onde partiu o click para chegar a nosso Moodle, qual o navegador usado, se houve acesso mobile, tempo de acesso, quantidade de visitas, cliques em botões específicos, cliques em anúncios, taxa de rejeição de algum conteúdo ou vídeo. E caso seu Moodle possua sistema de pagamento e compra de cursos ainda tem as métricas para e-commerce, e muito mais. Confesso que todos os dias eu descubro e aprendo mais com o Analytics.

Antes de tudo é necessário ter uma conta Google e fazer sua adesão no Google Analytics, para isso entre em https://www.google.com/analytics/web/

Não irei mostrar como efetuar o cadastro e nem como cadastrar o site, é bem intuitivo, mas caso tenha problemas faça uma busca no Google há muitos tutorias que tratam do assunto com propriedade. Mais adiante iremos mostrar como adicionar o código fornecido em seu Moodle.

1 - No Google Analytics, depois de tudo configurado, entre em "Administrador" no canto superior direito.

2 - Depois clique na aba "código de acompanhamento" e copie o script fornecido.

GAnalitycs

Agora vamos ao Moodle.

1 - Faça login como administrador

2 - No menu "Administração do site" entre em "Aparência" > HTML adicional

3 - Cole o código no campo HEAD, (há relatos que no footer será melhor para não atrapalhar a performance de carregamento da pagina). Faça alguns testes.

code

4 - Salve e aguarde algum tempo, a primeira vez que usa o código demora um pouco para o Google indexar, aguarde uns dois dias para verificar o resultado em seu painel do Google.

Obs. Há também um bloco (plugin) que pode ser instalado, onde você poderá colar o código, acho mais trabalhoso, além é claro evite ao máximo instalar plugins, utilize somente quando for necessário.

Abraço