A chegada dos computadores portáteis à escola apresenta-se, a princípio, como uma possibilidade de democratização do acesso e uso das tecnologias conectadas à internet sem fio, mas a seguir esse processo revela a complexidade do encontro de culturas em práticas que são desafiadas a se transformar diante do novo potencial para a interação, a produção de conhecimento e o acesso a distintas fontes de informação.
Indicação de Leitura: Tecnologia Educacional. Descubra Suas Possibilidades na Sala de Aula
O livro oferece informações que auxiliam no planejamento da utilização de tecnologias educacionais em qualquer ambiente de aprendizagem e também subsídios para a prática desta possibilidade pedagógica em sala de aula.
Indicação de Leitura: Cotidiano e rotina na sala de aula (Educação e Pedagogia - Educação, Tecnologias e Transdisciplinaridades)
Em Cotidiano e rotina na sala de aula, o olhar sobre a escola se torna crucial, pois abrange um repensar significativo em relação aos sujeitos no universo escolar e sobre como se constroem os saberes entre discentes e docentes, demonstrando qual é o reflexo dessas relações nas práticas escolares.
Indicação de Leitura: Minecraft na educação básica
Atualmente, os professores se desdobram para chamar a atenção dos estudantes e buscam incessantemente estratégias de ensino que sejam capazes de motivar os alunos para que eles queiram aprender.
Indicação de Leitura: Ambiente virtual de aprendizagem: Conceitos, normas, procedimentos e práticas pedagógicas no ensino à distância
Com linguagem dialógica e objetiva, trata dos avanços recentes no processo de ensino-aprendizagem, proporcionados pelas ferramentas computacionais e de rede. Apresenta os principais elementos, conceitos e métodos envolvidos na educação apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Indicação de leitura: Didática do Ensino a Distancia - Experiências e Estágio da Discussão
Apresenta o ensino não-presencial como solução igualitária para compensar a escassez de vagas nos cursos universitários. Tradução do alemão.