Com linguagem dialógica e objetiva, trata dos avanços recentes no processo de ensino-aprendizagem, proporcionados pelas ferramentas computacionais e de rede. Apresenta os principais elementos, conceitos e métodos envolvidos na educação apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Indicação de leitura: Didática do Ensino a Distancia - Experiências e Estágio da Discussão
Apresenta o ensino não-presencial como solução igualitária para compensar a escassez de vagas nos cursos universitários. Tradução do alemão.
Indicação de Leitura: Educação e novas tecnologias: um (re)pensar
Situada entre as grandes realizações da humanidade, a tecnologia, sem dúvida, está entre as áreas que mais rapidamente se desenvolveram.
Indicação de Leitura: Metodologias Ativas para a Educação Presencial Blended e a Distância
Blended learning (aprendizagem híbrida), sala de aula invertida (flipped classroom), peer instruction, método do caso, aprendizagem baseada em problemas e problematização, aprendizagem baseada em projetos, pesquisa, aprendizagem baseada em games e gamificação, dramatização e simulação, design thinking, colaboração, avaliação por pares, autoavaliação, portfólios...
Indicação de Leitura: Tecnologias Digitais e Educação a Distância
As potencialidades de aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC ou simplesmente TIC) nos mais distintos aspectos da vida cotidiana descortinam um sem-número de novas possibilidades, ao mesmo tempo em que trazem à tona desafios não triviais e questionamentos que, por complexos, não admitem respostas simplistas.
Indicação de Leitura: Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital
A educação a distância no Brasil vem passando por transformações significativas nos últimos anos, gerando assim novas demandas para os gestores com relação ao planejamento, ao desenvolvimento, ao acompanhamento e à avaliação das atividades relacionadas a essa modalidade educacional.