Por meio de uma leitura prática e de fácil linguagem, este livro possibilita ao estudante uma nova forma de percepção do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, analisa as alterações na forma de se estudar decorrentes do uso mais intenso das novas tecnologias de Ensino a Distância (EaD), em especial a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e da Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV).
Indicação de Leitura: Educação A Distância - Uma Visão Integrada
Nos últimos anos houve um aumento na aceitação da prática e do estudo da educação a distância tanto nas áreas acadêmica quanto de treinamento empresarial. Uma combinação de computadores pessoais internet e World Wide Web tem atraído milhões de educadores para a experiência com idéias e técnicas de ensino a distância. Este livro é uma introdução e apresenta também uma visão de conjunto da educação a distância.
Indicação de Leitura: INTERATIVIDADE e-LEARNING NA EDUCAÇÃO: O papel facilitador da Comunicação e do Planejamento para o Ensino-Aprendizagem a Distância
Este trabalho visa tratar aspectos gerais de planejamento e gestão na comunicação ao Ensino-Aprendizado a Distância.
Indicação de Leitura: Motivação. Atitudes e habilidades: Recursos para a aprendizagem
Como ajudar o aluno a se encantar pelo conhecimento e investir em seu processo de aprendizagem? O que responder a uma criança que pergunta sobre sexo? Como desenvolver a autonomia do estudante? Estas e outras questões que dizem respeito à formação humana dos alunos em termos de atitudes, valores, habilidades e motivos que norteiam as suas ações, em sua vida dentro e fora da escola, são tratadas neste livro por especialistas no assunto.
Indicação de Leitura: Tutores em EAD: Teorias e práticas
Um estudo que aborda a educação a distância numa perspectiva de uma história da educação. Fala sobre as teorias gerais do campo da EaD e suas práticas institucionais, com análise das possibilidades de formação e atuação profissionais nesse segmento no ensino e no mercado, principalmente considerando o papel da tutoria. Aborda também a experiência do ensino por meio da internet, contemplando as etapas desse processo, desde a produção de materiais didáticos até as condições de avaliação.
Indicação de Leitura: Aucopre: uma metodologia ativa para o trabalho didático nos fóruns de discussão
AuCoPre: uma metodologia ativa para o trabalho didático nos fóruns de discussão aborda as modificações provocadas pelas TICs e a proliferação da cultura cibernética. Convida-nos a refletir sobre o exercício da ética no ambiente digital de construção do saber : as formas de escrita digital, de comunicação e de relacionamento virtual cujas existências promoveram a criação de uma população enorme que ocupa o espaço cibernético e nele estabelece comunidades virtuais, grupos de interesses e redes de comunicação.