As possibilidades de aprendizagem online colocadas pela nova realidade da Educação a Distância – EaD – abrem um mundo de perspectivas em que tempo, espaço físico-geográfico e interesses de formação contínua e para o trabalho adquirem novas e impensadas características.
Indicação de Leitura: Educação a Distância na Formação de Professores. Viabilidades, Potencialidades e Limites
A Educação a Distância tem sido uma modalidade de educação muito adotada e discutida nas últimas décadas. Entretanto, a adoção dessa modalidade de educação em diferentes graus no ensino superior parece não ter sido acompanhada das necessárias infra-estruturas humana e tecnológica, nem do desenvolvimento de pesquisas que suscitem questões em torno de suas viabilidades, potencialidades e limites.
Indicação de Leitura: Métodos de Exposição de Conteúdo e de Avaliação em EaD
O surgimento de plataformas que trabalham com Educação a Distância (EaD) facilitou a atualização de profissionais que querem se aperfeiçoar, progredir na carreira ou mudar de profissão, mas dispõem de pouco tempo livre para estudos.
Indicação de Leitura: Metodologia da Pesquisa. Para Graduação e Pós-graduação Presenciais e EAD
O relato de experiências é uma das formas contemporâneas de produção e difusão do conhecimento onde os sujeitos podem expressar suas vivências, valorizando as diferentes formas de saberes, integrando conhecimento acadêmico formal com a produção de conhecimento em toda a sociedade.
Indicação de Leitura: Práticas e Processos de Mediação Pedagógica na EAD
"O estudo objetivou investigar como são desenvolvidas as práticas e os processos de mediação pedagógica em contextos formativos na modalidade EaD. Preocupou-se, principalmente, com questões como: Qual a concepção de qualidade de educação na modalidad e EaD?
Indicação de Leitura: Representações sobre o Agir: Caminhos Para a Compreensão do Papel da Tutoria na EaD
Em sua pesquisa de mestrado, à luz das contribuições teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Clínica da Atividade, a professora da Universidade Estadual da Paraíba, “mergulhou” com propriedade nessa realidade educacional.